Assim como em 1983 e 2008, por conta das enchentes e tragédias que assolaram Santa Catarina, os Jogos Abertos não irão ocorrer neste ano. A decisão já havia sido tomada no início da semana e foi divulgada nesta quinta-feira pelo governo estadual por meio de nota oficial. No texto, a Fesporte informa que “contatou diversos município para evitar o cancelamento dos Jasc, mas as prefeituras não manifestaram interesse em receber a competição”.
Continua depois da publicidade
É a terceira vez na história que o evento é cancelado. No total, 1.500 atletas se preparavam para as disputas. A decisão foi tomada após os estragos causados por um fenômeno natural em Tubarão no último dia 16. Falta de tempo hábil para viabilizar a infraestrutura e o apertado calendário escolar foram os vilões.
Confira a nota oficial do Estado:
“A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) comunica que os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), edição 2016, foram cancelados. A decisão foi tomada após o município de Tubarão desistir de sediar os Jasc em razão dos estragos causados pelo temporal que atingiu a região Sul, no dia 16 de outubro. Muitos dos ginásios que seriam utilizados nas competições e os locais que serviriam de alojamento para os atletas sofreram danos. Nos últimos dias, a Fesporte contatou diversos municípios para evitar o cancelamento dos Jasc mas as prefeituras não manifestaram interesse em receber a competição. O motivo é a falta de tempo hábil para viabilizar a infraestrutura necessária para contemplar todas as modalidades esportivas. O Governo do Estado considera os Jasc – evento que reúne mais de 1,5 mil estudantes catarinenses – como a mais importante competição poliesportiva de Santa Catarina e trabalha, a partir de agora, para garantir o retorno desta tradicional competição esportiva de nosso estado em 2017”.
Continua depois da publicidade