O áudio do controle de tráfego aéreo registrou os momentos antes e depois da colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29). A batida aconteceu perto do Aeroporto Ronald Reagan, por volta das 21h, pelo horário local (23h de Brasília).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo as autoridades, o avião da PSA Airlines, operando como American Airlines 5342, transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Três soldados estavam no helicóptero. Não há registro de sobreviventes. Equipes de buscas trabalham com botes e helicópteros no rio Potomac, onde teria caído o avião. Até a última atualização desta reportagem, mais de 30 corpos haviam sido resgatados.
Obtido pela agência Reuters, o áudio do LiveATC.net, uma fonte respeitada para gravações de voos, capturou as comunicações finais entre os três membros da tripulação do helicóptero (sinal de chamada PAT25) antes de colidir com o jato Bombardier CRJ700.
— PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ — disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47min de quarta-feira, no horário local.
Continua depois da publicidade
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:
— Tower, você viu isso? — aparentemente referindo-se à colisão.
Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno.
— Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três — diz um dos controladores de tráfego aéreo, próximo ao momento da colisão.
— Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado — comentou outro controlador.
— Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio — pode-se ouvir um terceiro controlador dizendo.
— Provavelmente estava no meio do rio — disse o controlador.
— Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.
Continua depois da publicidade
A agência de notícias Associated Press (AP) afirmou que o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.
Veja o vídeo do momento da colisão
Colisão pouco antes do pouso
O avião envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.
A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista, momentos antes de pousar. A American Airlines confirmou que se trata de uma aeronave da companhia e disse que irá se manifestar assim que tiver mais informações.
O helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, nenhum militar sênior estava a bordo.
Continua depois da publicidade
Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, que fica a apenas 6 km do Centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca.
Leia também
Após cerca “à la Trump”, governo Milei quer reforçar fronteira da Argentina com SC