A audiência pública para discutir da revogação do Estatuto do Desarmamento foi concluída em Blumenau. O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores desde as 9h30min lotou o plenário com pessoas contra e a favor do projeto de lei. O deputado federal Jair Bolsonaro (PP) chegou por volta das 11h30min e foi ovacionado pelo público.

Continua depois da publicidade

::: Deputados federais vêm a Blumenau para discutir revogação do Estatuto do Desarmamento

Por volta do meio-dia desta segunda-feira o relator do projeto, deputado Laudívio Carvalho (PMDB- MG), tomou a tribuna. Ele disse que era necessário ter vindo a Blumenau para que conhecesse a tradição germânica e a realidade dos clubes de Caça e Tiro, que tiveram a atividade prejudicada após a vigência do Estatuto do Desarmamento.

– Eu sou da bancada da bala. Mas não defendo que as armas sejam vendidas indiscriminadamente. O meu relatório será o mais isento possível para que eu possa apresentar o projeto e colocá-lo em votação no plenário – disse o político.

Continua depois da publicidade

Apesar de a audiência já ter terminado, pessoas continuam no Plenário da Casa na tentativa de falar com o deputado Bolsonaro.

Sancionado em 2003, o Estatuto do Desarmamento sempre dividiu opiniões e gerou debates quentes. O atual projeto é de autoria do deputado catarinense Rogério “Peninha” Mendonça (PMDB) e foi apresentado em 2012. Além de revogar a legislação, pretende flexibilizar as normas para aquisição, posse e porte de arma no Brasil.