A audiência pública marcada para discutir os estudos do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Emissário Sul da Ilha deve ser remarcada para que os moradores tenham mais informações antes do encontro. O pedido veio após uma reunião nesta quarta-feira (08) no Conselho Municipal de Saneamento Básico. Inicialmente o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) faria o debate no dia 20 deste mês. O conselho vai pedir ao órgão para que atrase em 30 dias a audiência.
Continua depois da publicidade
Durante a reunião desta quarta, a Casan apresentou os estudos do Relatório de Impacto Ambiental para instalação do emissário submarino de esgoto que pretende atender o sul da ilha e a Lagoa da Conceição. O engenheiro da companhia, Alexandre Trevisan, resumiu o encontro, que durou três horas:
Apesar de não ter um projeto pronto, o Emissário Sul da Ilha está estimado em R$ 190 milhões. A Casan prevê a instalação de uma estrutura no Rio Tavares que vai levar o esgoto com tratamento secundário a cinco quilômetros de distância da costa.