Na próxima sexta-feira, dia 20, a Câmara de Vereadores vai discutir o funcionamento das creches de verão em Florianópolis. A audiência pública, que começa às 14h, no plenarinho, foi proposta pelo vereador Erádio Manoel Gonçalves (PSD), a pedido da própria Secretaria de Educação da Capital. O objetivo é reavaliar o número de vagas ofertadas durante a temporada. Qualquer pessoa pode participar e opinar.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, as creches de verão estão garantidas para esta temporada. O que será discutido é o número de unidades educacionais que serão abertas em janeiro e a uma possível diminuição de vagas ofertadas.
— Em 2017, foram 20 unidades abertas com 1,8 mil vagas ofertadas. Sendo que foram preenchidas somente 1,6 mil. Além de que tivemos um índice de falta imenso, chegando a 50% em determinados dias — explicou o secretário.
Durante a audiência, a equipe da secretaria pretende mostrar números, custos e o trabalho pedagógico realizado durante o período. A ideia também é avaliar quais os bairros e comunidades que mais têm necessidade de creches abertas no verão.
Continua depois da publicidade
— Acho que precisamos avaliar o investimento e gastar bem o recurso da educação. Por que para abrir as creches, se precisa contratar professor, equipe. É preciso rediscutir — avaliou o vereador Erádio Gonçalves.
Como o número de vagas para as creches de verão ainda não foi definido, os pais que desejam inscrever as crianças precisam ficar atentos. O secretário acredita que em meados de novembro as inscrições devem ser abertas. As unidades de educação infantil que vão abrir as portas em janeiro também não estão definidas.