A decisão de uma escola do bairro Campeche, no Sul da Ilha, de unificar duas turmas – uma de 4ª e outra de 5º série – é discutida nesta segunda-feira em uma audiência pública. A sessão foi solicitada pela líder comunitária Janete Teixeira, que representa os pais, professores e alunos da Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha.
Continua depois da publicidade
Ao serem informados da unificação, em maio, os pais recorreram à Secretaria da Educação, que considerou o procedimento inviável. Mesmo assim, no dia 13 de junho, a direção da escola anunciou que o procedimento seria adotado. Desta forma, eles recorreram à Assembleia Legislativa, que por meio da Comissão de Legislação Participativa, decidiu pela audiência pública.
De acordo com a diretora da escola, Paula Vieira Quadros Soares, a escola está trabalhando de acordo com a portaria 068/2010 que determina a unificação de duas turmas próximas desde que elas não tenham mais de 15 alunos.
– A portaria define ainda que em julho haja uma contagem dos alunos. Desta forma, iremos debater isso no nosso conselho de classe, no dia 18. Até lá, essa unificação não acontece – explicou a diretora.
Continua depois da publicidade
Paula ressaltou que essa não é a vontade da escola.
Segundo a Integradora do Ensino Fundamental da Gerencia Regional em Educação da Grande Florianópolis, Selma David Lemos, este assunto será novamente discutido com a Secretaria da Educação e que uma posição definitiva só será tomada em agosto.
– Vamos discutir uma forma de não fazer esta unificação, mas iremos buscar a melhor forma de resolvermos isso pedagogicamente e dentro da lei.