Nesta segunda-feira os blumenauenses poderão opinar e questionar a construção da nova ponte do Centro, que ligará as ruas Alwin Schrader e Paraguay, na Ponta Aguda. Uma audiência pública na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) está marcada para as 19h e servirá para apresentar à população os resultados do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção que gera polêmica desde o projeto.
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A aceitação em audiência pública e pelo Conselho Municipal de Planejamento (Coplan) – que se reúne nesta quarta-feira – pode determinar se o projeto receberá o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, detalha que a audiência repassará os aspectos analisados pelo EIV. Ele destaca três: a interferência na paisagem, no trânsito e no Centro Histórico. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendou que o traçado fosse posicionado de forma que preservasse a curva do rio e segundo o secretário, isso foi feito. A Seplan apresentará estimativas de redução de tráfego na área central.
– Não temos dúvida de que vai melhorar muito para quem vem de fora e para todo o Garcia. Para quem está na Ponta Aguda, vai ter algum prejuízo, mas haverá um grande ganho de acessibilidade – pondera.
Movimento da Ponta Aguda não concorda com novo acesso
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Morador da rua Paraguay e coordenador do movimento Ponta Aguda Cidadã, Rodolfo de Souza discorda:
– O sistema viário que estão inventando é absurdamente complexo e não vai resolver, porque a saída da ponte Adolfo Konder vai continuar em uma única pista.
Souza afirma que o EIV deixa dúvidas para os moradores da região e fala em alguns pontos do estudo que preocupam a comunidade da Ponta Aguda, como por exemplo, o rebaixamento na rua Itajaí.
Um projeto para a construção de uma ponte no Centro já havia sido elaborado na gestão de João Paulo Kleinübing e custou cerca de R$ 1 milhão. O secretário de Planejamento garante que este trabalho está guardado para o caso de algum problema com o desenho mais recente. Já o projeto atual e o EIV custaram R$ 842 mil até agora. O desenho atual tem teto estimado em R$ 30 milhões.
A discussão para uma nova ponte na região central acontece há, pelo menos, 17 anos. Há registros do extinto Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau (Ippub) que apontam análises sobre esta ideia já em 1997, com as primeiras definições tomadas em 2002. Em 2012 o então prefeito João Paulo Kleinübing, assinou o financiamento de US$ 59 milhões (cerca de R$ 119 milhões, na época) com o BID para obras de mobilidade urbana.
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Neste pacote de investimentos estavam a nova ponte do Centro , que faria a ligação entre as ruas Rodolfo Freygang e Chile, e a passarela da Prainha – já com projetos executivos prontos e desapropriações concluídas -, o prolongamento da rua Humberto de Campos e a construção de dois novos terminais urbanos. O recurso também seria usado para urbanizar a rua Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, e elaboração dos projetos do corredor sul.
Edital de licitação para a nova ponte foi lançado no ano passado
Ainda durante a campanha, o atual prefeito Napoleão Bernardes se mostrou contrário ao projeto daquela gestão. Em maio de 2013 lançou o edital da licitação para o projeto da nova ponte, que foi suspenso por liminar em novembro e liberado, pelo Tribunal de Justiça, em janeiro.
Quanto ao recurso do BID, o secretário de Obras Paulo França, explica que há verba separada para o projeto da ponte na rua Rodolfo Freygang. Com a mudança completa do projeto inicial, é necessário submeter ao BID o projeto da ponte entre as ruas Paraguay e Alwin Schrader.