A Câmara de Vereadores promoveu na noite desta segunda-feira uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) – documento que prevê os investimentos do município de 2014 a 2017.

Continua depois da publicidade

O debate sobre a inclusão de medidas que visem a repor as perdas salariais dos servidores no projeto dominou a reunião. O tema é motivo de impasse entre a prefeitura e funcionários públicos, que ameaçam entrar em greve a partir de amanhã, caso a proposta não seja revista.

– A defasagem salarial é de mais de 30%, e sabemos que eles não podem ser repassados de uma vez, mas não podemos nos encolher nesse momento. O que pedimos é que a Câmara não aprove o PPA desse governo se não estiver incluída a valorização dos servidores – disse a coordenadora-geral do Sindicato dos Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sueli Adriano.

O líder do governo na Câmara, Ivan Naatz (PDT), disse que a folha de pagamento tem sofrido aumentos entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões nos últimos anos – só com a inflação -, e que diante disso é um desafio para o governo encontrar uma forma de inserir no PPA a recuperação das perdas salarias.

– Devemos organizar nossas forças com o governo para encontrar a solução para esse dilema, como uma recuperação a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Ao final da audiência, Jefferson Forest (PT) anunciou uma emenda conjunta visando a reposição salarial dos servidores, sem especificar, porém, prazos ou índices. Nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), se reúne com os parlamentares para definir quando o PPA segue para votação – a data limite é 14 de setembro.

Na audiência pública, integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural também manifestaram preocupação com a projeção de investimentos e pediram que os vereadores não aprovem os valores apresentados no PPA e na Lei Orçamentária Anual para a área.

– A previsão de reajuste das receitas é de 8,9% a mais que no ano anterior, então temos base legítima para pedir esse reajuste. Esperamos que (o prefeito Napoleão Bernardes) cumpra a promessa que nos fez – disse a integrante do conselho Jacqueline Bürguer.