A construção do contorno viário da Grande Florianópolis, que vai desviar cerca de 20% do trânsito da BR-101, é o tema de uma audiência pública nesta segunda-feira, às 10h, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa é da Comissão de Transportes.
Continua depois da publicidade
Em obras, o novo traçado ligará Palhoça e Biguaçu, passando por São José, por fora do perímetro urbano. Desapropriações, mudança de traçado e licenças ambientais ainda atrapalham o andamento dos trabalhos. Na semana passada, o trecho sob responsabilidade da empreiteira Pavsolo parou em função de atrasos no pagamento a 21 caminhoneiros. Essa empreiteira quer deixar a obra, alegando desequilíbrio financeiro.
“A obra já era para estar finalizada em 2012, agora a previsão é que finalize 2019, e quanto mais se estuda a matéria mais precaução tem que se ter. Por exemplo: a ocupação dos terrenos fronteiros, para que não se transforme em avenida”, diz o presidente da Comissão de Transportes, deputado João Amin (PP)
Os 50 km de pista dupla começam próximo ao acesso a Governador Celso Ramos e terminam perto do posto da Polícia Rodoviária Federal em Palhoça. Estão em construção 32 km. O trecho final ao Sul e os quatro túneis duplos ainda dependem de recursos orçamentários e de licenças ambientais. “A Autopista atua fortemente para cumprir esse cronograma de 2019”, garante o superintendente de investimentos da Autopista Litoral Sul, Marcelo Módolo.
Com informações da Rádio Alesc.
Continua depois da publicidade
Confira a reportagem de Mateus Boaventura sobre o assunto para a CBN Diário: