Está marcada para segunda-feira, em Brasília, às 10h, uma audiência de conciliação entre os Correios e o sindicato nacional da categoria no Tribunal Superior do Trabalho. A paralisação dos funcionários completa 22 dias nesta sexta-feira, causando atrasos na entrega de correspondências. O motivo da greve são as mudanças no plano de saúde.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina ( Sintec/ SC), a adesão é de 60%. Já empresa diz que não chega a 5%. O secretário geral do Sintec/ SC, Hélio Samuel de Medeiros, explica na segunda-feira será feita uma assembleia após a audiência:
– Vamos aguardar o resultado para decidir pela manutenção ou não da grave. Nossa reinvindicação principal é sobre as alterações no plano de saúde atual. Há dois anos que ganhamos no TST, e agora os Correios simplesmente querem mudar as regras sem dialogar com os trabalhadores – disse.
Em um comunicado na tarde de quinta-feira, os Correios informaram que todas agências estão abertas no Estado, e os serviços mantidos, inclusive SEDEX, com exceção dos serviços com hora marcada em algumas localidades.
Continua depois da publicidade
Como proceder durante a greve dos Correios
– Consumidores devem ficar atentos para não atrasar o pagamento de contas. De acordo o com o Procon, a paralisação dos correios não isenta o consumidor de pagar as contas até a data do vencimento.
– Caso costume receber contas neste período do mês, é recomendável contatar fornecedores de produtos e serviços para saber o valor e como pagar.