O dia estava propício para o Audax Randonners, prova de ciclismo reconhecida no mundo, que ocorreu ontem e reuniu 150 participantes em Camboriú. Com sol entre nuvens e pouco vento, ciclistas largaram às 6h da manhã no Condomínio Reserva Camboriú para completar as provas de 78, 100 e 200 quilômetros entre asfalto e estrada de chão em no máximo 13 horas e 30 minutos.
Continua depois da publicidade
Quem chegou por primeiro na prova de 200 km foi o ciclista José Emílio Menegatti, 32 anos, que completou o trajeto em oito horas e sete minutos. Em segundo veio Antônio Manoel de Souza, 63, que participa de competições há oito anos e sempre alcança as primeiras posições, mesmo fazendo todo o percurso com mountain bike.
Mas quem chamou a atenção mesmo foi um menino de dois anos que participou do desafio infantil e percorreu com uma bicicleta sem pedal cerca de 2 quilômetros dentro da área do condomínio. Enzo Macedo aprendeu a usar a bicicleta em novembro e participou da competição ao lado da mãe, Daniela, e do pai, Ricardo Alexandre Macedo, que o incentivaram do início ao fim para ele não desistir e alcançar a marca da chegada.
Outro pequeno que não deixou a desejar foi Arthur Cordeiro, de cinco anos, que percorreu 5 quilômetros com os pés que mal alcançavam o chão. O pai, Rafael Cordeiro, foi ao lado correndo para estimular o filho, que pela quarta vez participa de uma competição. Segundo a mãe do garoto, Elizabeth Cordeiro, a paixão passou de avô para neto:
– Meu pai, Osni Maestri, é um grande ciclista e deixou esse amor para o neto. Apesar de ser novinho e andar desde os três anos, ele quer participar sempre dos campeonatos e pede para treinar durante a semana – brinca a mãe.
Continua depois da publicidade
O Audax em Camboriú
Uma prova de regularidade, resistência e cooperação com um objetivo coletivo: atingir 200 quilômetros no tempo máximo de 13h30min. Desafio de ciclismo reconhecido no mundo, o Audax Randonneurs passou por Brusque e Governador Celso Ramos. Esta foi a terceira vez que o evento ocorreu em Camboriú. Os primeiros 100 quilômetros de prova foram 80% de estrada de chão e o restante em asfalto.
De acordo com Jânio Rossa, responsável pelo Audax etapa Camboriú, a prova é um desafio aos ciclistas que querem participar do Audax França de 1,2 mil quilômetros, que ocorre de quatro em quatro anos no país. Neste ano, a etapa será em Paris dos dias 16 a 18 de agosto:
– É um desafio pessoal mas também com um objetivo de cicloturismo para as pessoas conhecerem os lugares por onde passam. Não é uma competição, mas é preciso fazer a prova dentro do tempo estabelecido.
Os participantes que completarem a prova de 200 quilômetros estarão aptos a fazer os outros desafios de 300, 400, 600, 1000 e 1,2 mil quilômetros.
Continua depois da publicidade
Confira as fotos: