O sonho de conhecer outra cultura e viver um período no Exterior pode estar mais perto do que se imagina. Há oportunidades para estudar e também para quem quer aproveitar a experiência e juntar um dinheirinho trabalhando. O programa au pair, oferecido por empresas de intercâmbio, é ideal principalmente para mulheres que gostam de crianças: além de ser uma opção econômica, oferece segurança e a estrutura de uma casa de família.

Continua depois da publicidade

Marion Gottschalk, coordenadora de au pair na Intercultural, afirma que as clientes optam por esse tipo de programa devido à relação custo-benefício.

– É uma excelente opção para as pessoas que tem pouco recurso e precisam se manter enquanto estudam – avalia.

Podem participar do programa meninas entre 18 e 26 anos que desejarem ser babás na Alemanha, Áustria, EUA, França, Holanda, entre outros países. A candidata basicamente precisa levar jeito com crianças e ter inglês intermediário. O programa tem duração de um ano, podendo ser renovado por até mais um ano. Marion afirma que os Estados Unidos corresponde a 90% dos pacotes vendidos. A explicação, segundo a coordenadora, está no idioma e na grande quantidade de famílias disponíveis no país.

Continua depois da publicidade

– O intercambista fica numa casa ótima, tem roupa lavada e refeições, carro para dirigir e ainda aprende um idioma – afirma Ana Flora Bestetti, supervisora da região Sul da Central de Intercâmbio ( CI) no Rio Grande do Sul.

O investimento é de cerca de US$ 700 no programa e o candidato recebe uma bolsa de aproximadamente U$ 500 por mês.

— É possível voltar com uma excelente poupança – acrescenta Ana Flora.

A pedagoga Fernanda Barzotto, 22 anos, é uma au pair que realizou sua primeira experiência no Exterior. Ela vem fazendo parte da família Buckel, na cidade de Saint Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, desde julho de 2013.

Continua depois da publicidade

A família é composta pela mãe e duas crianças. Fernanda é a encarregada de organizar a rotina e a alimentação dos pequenos enquanto a mãe trabalha fora. Mas em boa parte do dia a au pair dedica seu tempo ao aprendizado de inglês para adultos.

– Você conhece o dia a dia americano, seus costumes, tradições e hábitos – diz Fernanda.