Sem contar com as melhores ondas em North Narrabeen, na Austrália, o atual campeão do Mundial Pro Júnior, o brasileiro Adriano “Mineirinho” de Souza garantiu uma vaga na terceira fase do evento mais importante da categoria no mundo.
Continua depois da publicidade
Após ser superado na estréia no sábado pelo australiano Josh Kerr, Mineirinho, de apenas 17 anos, fez uma grande apresentação na abertura da repescagem neste domingo, dia 2, contra o também australiano Joel Bonning, que chegou atrasado na bateria e foi facilmente batido por 15,33 x 10,94 pontos.
– Consegui pegar uma boa onda no início da bateria. Comecei com uma nota oito, depois tirei um 7,33 na segunda onda e estou muito feliz pela minha primeira vitória – disse o brasileiro, que volta a enfrentar Kerr na terceira fase.
Dos sete brasileiros que viajaram para Sydney somente quatro seguem na disputa. Além de Mineirinho, estão no páreo o catarinense Jean da Silva, o cearense Pablo Paulino e o paulista Diego Santos (veja no quadro abaixo como serão os próximos confrontos).
O paranaense Amani Valentim foi batido pelo havaiano Kekoa Bacalso na terceira bateria da repescagem. O carioca Jorge Spanner foi eliminado pelo japonês Hideyoshi Tanaka e o paulista Hizunomê Bettero perdeu para outro surfista do Japão, Shota Nakamura.
Continua depois da publicidade
Já Diego Santos despachou o havaiano Gavin Gillette por uma larga vantagem de 13,50 x 5,40 pontos, enquanto Pablo Paulino derrotou o norte-americano Alek Parker por uma pequena diferença: 12,83 x 11,10 pontos. No sábado, Jean da Silva deu um show na sexta bateria da primeira fase classificatória ao marcar 14,34 pontos de 20 possíveis para derrotar o havaiano Hank Gaskell e o sul-africano Damien Fahrenfort.
O Brasil não teve sorte na distribuição das baterias que valem vaga às oitavas-de-final. Todos os quatro classificados foram escalados na chave-de-cima do evento e só um poderá chegar à final.
O cearense Pablo Paulino vai abrir a terceira rodada contra o australiano Ben Dunn. No terceiro confronto, o paulista Diego Santos pega o norte-americano Darryl Goodrum e no quarto Jean da Silva enfrenta o sul-africano David Richards. Já o cabeça-de-chave número 1, Adriano de Souza, está na oitava bateria com o australiano Josh Kerr.