Apesar de um susto inicial, a França virou para cima da Austrália na estreia do atual campeão mundial na Copa do Mundo no Catar. Com o empate no outro jogo do Grupo D, os Les Bleus estão no topo da tabela.

Continua depois da publicidade

Uma curiosidade da partida é que Didier Deschamps se tornou o primeiro técnico a comandar a França em três Copas do Mundo (2014, 2018 e 2022). O profissional também é o único da Seleção Francesa a vencer a Copa do Mundo como jogador (1998) e técnico (2018).

Receba notícias do DC via Telegram

Apesar do favoritismo francês, foi a Austrália que abriu o placar no Estádio Al Janoub. Jogando de “igual para igual” nos primeiros minutos, os Socceroos chegaram ao ataque em uma jogada típica da França, com velocidade pelas pontas. Leckie ganhou de Lucas Hernández no drible – o lateral-esquerdo francês se machucou no lance e foi substituído após o gol – e passou na segunda trave, encontrando Goodwin, que empurrou para a rede sem chances de Lloris desviar.

A alegria dos australianos durou pouco menos de 20 minutos. Aos 26 do primeiro tempo, Rabiot aproveitou cruzamento de Theo Hernández, que entrou no lugar do irmão, para deixar tudo igual.

Continua depois da publicidade

Cinco minutos depois, a França pressionou a saída de bola da Austrália, Rabiot roubou a bola, recebeu passe de calcanhar de Mbappé e encontrou Giroud sozinho na pequena área para virar o jogo.

Aos 44 minutos, o Mbappé, de voleio, perdeu uma grande chance de aumentar ainda mais a vantagem. Segundos depois, Irvine acertou a trave direita de Lloris. Mas a partida foi para o intervalo com França 2 a 1 Austrália.

Rabiot comemora gol pela França contra a Austrália
Rabiot fez um gol e deu uma assistência para a França virar sobre a Austrália (Foto: Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup)

No segundo tempo a França não tirou o pé do acelerador. Logo aos cinco minutos, Giroud quase fez uma pintura de voleio, mas a bola foi para fora.

A Austrália se defendeu com duas linhas de marcação e fazendo muitas faltas para desacelerar o ataque francês. Apesar disso, a França chegou com facilidade ao ataque e conseguiu aumentar a vantagem – inclusive, poderia ter feito mais gols.

Continua depois da publicidade

Aos 22 minutos, Mbappé aproveitou cruzamento de Dembélé para fazer o terceiro dos Les Bleus. Cinco minutos depois, Giroud faz o quarto aproveitando cruzamento do camisa 10 da França.

Com o segundo gol na partida, Giroud igualou Thierry Henry em 51 gols como maiores artilheiros da história da Seleção Francesa.

Nos acréscimos, Konaté ainda teve a chance do quinto gol, mas, sozinho, cabeceou no meio do gol.

França e Austrália jogam novamente no sábado. Os Socceroos às 7h (de Brasília), contra a Tunísia. E os Les Bleus às 13h, contra a Dinamarca.

Leia também

Thiago Silva será o capitão da Seleção Brasileira na estreia da Copa do Mundo

De quase morte a terceira Copa do Mundo: Eriksen estreia no Catar