Uma onda de furtos se tornou preocupação na Vila Olímpica e em Paris. Tudo isso porque atletas relataram terem sido vítimas de roubos, conforme divulgado pela organização na quinta-feira (1).

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Quadro de medalhas de Paris 2024

Relembre o acidente grave e a recuperação do surfista João Chianca até as quartas de final de Paris 2024

Segundo a agência de notícias Kyodo, um jogador japonês de rúgbi sevens teve pertences e dinheiro roubados de seu quarto na vila. Na semana passada, o técnico da seleção argentina Javier Mascherano também relatou furtos com os atletas no mesmo local. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista coletiva, a porta-voz de Paris 2024, Anne Descamps, admitiu que os incidentes foram relatados à polícia e que a “vila é um local altamente seguro”. Desde o início da competição, as autoridades também aumentaram o número de policiais pelas ruas, com agentes de 40 países mobilizados na França. 

Segurança foi reforçada em Paris (Diego Guichard/NSC)

Para conter a ação dos chamados “pickpockets”, há comunicados nas linhas de metrô e até em itens doados aos turistas e moradores, como leques, com instruções para terem cuidados para evitar furtos. Os trabalhadores locais também são instruídos a pedir atenção redobrada aos visitantes. 

– Todo mundo diz pra ter cuidado com os pickpockets. Não vou sair do Brasil pra ser assaltada aqui. É preciso ter cuidado em toda cidade que você não conhece – conta a turista Pamela Mamede, que mora em Brasília, ao NSC Total, antes de completar. – Eu ando com doleira e local na mochila para esconder o celular.  Não dá pra dar mole.

Até mesmo famosos têm relatado incidentes. No instagram, a apresentadora Fátima Bernardes fez um desabafo no dia 27 no qual disse ter presenciado um furto ao sair de um metrô. 

Continua depois da publicidade

Já Rayssa Leal, medalha de bronze, a atleta do skate fez menção ao meme “attenzione pickpocket”, que viralizou ano passado, de forma descontraída enquanto passeava pelas ruas. As imagens foram publicadas pelo Time Brasil no Instagram.

O dicionário Cambridge define um “pickpocket” como um “ladrão que rouba coisas de bolsos ou bolsas, especialmente em uma multidão”. Já o meme viralizou quando uma política chamada Monica Poli começou a alertar turistas com o termo “attenzione pickpocket” nas redes sociais. 

*Diego Guichard é correspondente da NSC em Paris