A Átrio Hotéis, de Joinville, franqueada do Grupo Accor, vai investir R$ 421 milhões na construção de cinco novos hotéis em 2015 e em outros 11, ainda em fase de projetos, nos próximos três anos. Tudo unicamente com recursos financeiros dos próprios investidores. Além de gente de Joinville, a rede Condo Hotéis também está no negócio. A Átrio está há mais de 25 anos no mercado e opera com as bandeiras Ibis, Ibis Style, Mercure e Novotel. A primeira unidade, em Joinville, foi o Mercure Prinz.
Continua depois da publicidade
Duas inaugurações já aconteceram no primeiro trimestre deste ano: o Ibis Araçatuba (SP) e o Ibis Style, em Porto Alegre. Outros três estabelecimentos estão previstos ao longo de 2015: uma unidade do Ibis em Chapecó e em Jundiaí e outra do Ibis Style em Umuarama (PR).
As informações são do presidente Paulo Caputo, executivo de anos no grupo, eleito em março para comandar a organização. A Prisma Engenharia é um dos incorporadores parceiros. Ela participa em metade dos empreendimentos. Outros negócios têm parceiros paulistas.
No ano passado, a Átrio abriu cinco hotéis – inclusive o primeiro no Estado de São Paulo, no município de Mogi das Cruzes. A rede tem 21 unidades em funcionamento. Há outras que estão em construção ou em processo de liberação por parte das prefeituras. Juntas, elas disponibilizam mais de 4,7 mil quartos.
Nos últimos 12 meses, a Átrio abriu 220 empregos. Em 2013, a rede assinou 12 contratos, totalizando oferta de 1.808 quartos. No ano passado, somou mais 930 apartamentos, em oito contratos. Caputo está otimista com o futuro.
Continua depois da publicidade
– Em 2018, estaremos em oitavo lugar no ranking de operadoras hoteleiras no Brasil.
Na análise do executivo, o momento atual favorece os empreendimentos hoteleiros de padrão econômico. Isso ocorre porque as empresas reduzem custos, alcançando, também, o padrão de hospedagem.
Desempenho
A rede fechou o ano passado com receita operacional bruta de R$ 101,8 milhões, contra R$ 83,1, em 2013. A receita operacional líquida totalizou R$ 91,9 milhões – em 2013, havia sido de R$ 74,8 milhões. O resultado líquido de 2014 mostrou lucro de R$ 2,7 milhões. Um ano antes, a Átrio lucrou R$ 2,2 milhões.
Joinville pode ter unidade de alto padrão
A avaliação do mercado hoteleiro joinvilense é positiva. Há interesse da Átrio em abrir, no horizonte de cinco anos, mais dois hotéis na cidade, onde, na percepção de Paulo Caputo, a situação está melhor do que na média de outros municípios. Um destes futuros empreendimentos poderá ser de alto padrão.
– A vinda de muitas empresas para a cidade continuará. E, com elas, vão chegar mais negócios. Isso abre portas para um hotel de luxo na região central da cidade.
Continua depois da publicidade
O assunto, afirma Caputo, será estudado. Possíveis locais para receber o empreendimento já estão sob prospecção.