Principal obra do contrato que foi assinado entre Autopista Litoral Sul e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2008, o contorno viário da Grande Florianópolis deveria estar concluída em fevereiro de 2012 mas ainda sequer saiu do papel.

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:: Ponto polêmico

– Segundo a ANTT, previsão das obras é de 20 meses, com início em novembro de 2013 e conclusão em julho de 2015. Mesmo se for cumprido o cronograma, extrapolaria a previsão do contrato, que seria de fevereiro de 2015.

– A Autopista, que pedia mais prazo antes das datas divulgadas pela ANTT, informa período de trabalhos mais longo do que o divulgado pela agência. Necessitaria de 36 a 48 meses a partir da liberação das licenças (e não de 20 meses, como prevê a ANTT).

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:: Especialista diz que é possível cumprir o prazo

A sugestão do engenheiro e consultor da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) Ricardo Saporiti é de que a obra inicie por etapas, antes das definições do trecho sul. Só assim o contorno estaria concluído em fevereiro de 2015.

1ª etapa (ver no mapa): Teria de haver duas frentes de trabalho: uma de Antonio Carlos para o sul e a outra de São Pedro de Alcântara para o norte. Como já há um projeto executivo aprovado pela ANTT, a obra poderia começar imediatamente.

2ª etapa (ver no mapa): Também precisaria de duas frentes. Como o projeto do Dnit demanda adequações, o início da obra não poderia ser imediato. Saporiti estima prazo de 180 dias para o começo.

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3ª etapa (ver no mapa): Trecho onde foi construído um condomínio. Segundo a ANTT, a nova versão do traçado contorna o residencial, aumentando o trajeto original em dois quilômetros.

:: Por que é importante

– O contorno deve desafogar a BR-101, onde há congestionamentos diários. Segundo Saporiti, vai evitar o conflito dos veículos de passeio, que usam a rodovia para transitar entre os municípios da Grande Florianópolis e de turistas que trafegam pelo litoral, com os caminhões que cruzam o trecho para seguir viagem.

– Com o desvio do tráfego de longa distância, cerca de 18 mil veículos pesados por dia deixariam de usar o trecho da BR-101.

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– Segundo a Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), atualmente os caminhões trafegam no trecho a 20 km/h de velocidade média, enquanto que o normal seria 80 km/h.

– Segundo a Fetrancesc, a lentidão no trânsito provoca perdas para a economia. Como não se pode prever o tempo de viagem, gasta-se mais com combustível e não é possível garantir o horário da entrega da mercadoria, o que resulta em prejuízos.

– Por ser a mais importante do contrato, a obra é também a que demanda maior investimento. Representa 21% de todo o custo orçamentário previsto no edital.

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:: Impacto na tarifa

– Em 2007, quando foi incluída no edital de privatização, o investimento estimado era de cerca de R$ 300 milhões. Foi com base neste orçamento que a concessionária fixou o preço da tarifa de pedágio, pago pelos usuário da rodovia desde 2009.

– Em 2013, já esgotado o primeiro prazo previsto para a conclusão das obras, fala-se em um investimento superior a R$ 400 milhões. A Autopista Litoral Sul, via assessoria de imprensa, diz que ainda não é possível prever se a realização da obra vai impactar no preço do pedágio.

Entenda a novela:

1999 – Contorno é projetado pelo Dnit (na época DNER) como complemento da duplicação da BR-101 Norte.

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2002 – Duplicação da BR-101 Norte é concluída.

2007 – Contorno é incluído no edital de licitação.

2008 – Em fevereiro, OHL (Autopista Litoral Sul) e ANTT assinam contrato de concessão da rodovia.

2009 – começa a cobrança do pedágio a R$ 1,10 para veículos de passeio, já incluído o contorno no preço.

2011 – Empresa apresenta projeto do contorno à ANTT, mas com 18 km a menos do que previa o Dnit. Pressão popular fez Agência manter escolha por projeto original.

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2012 – Contorno deveria estar concluído em fevereiro. Em março, a prefeitura de Palhoça pede mudanças no traçado porque já havia permitido a construção de um condomínio residencial no local por onde passaria a rodovia.

2013 – Em março, ANTT apresenta nova versão do traçado – que tem como base o projeto original, mas com mudanças no trecho sul, onde foi construído o condomínio – e anuncia início das obras para o mês de novembro.

2015 – Fevereiro é o novo prazo fixado pela ANTT, em contrato, para a conclusão das obras do contorno.

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