O atraso na conclusão da ponte que liga o bairro de Itajuba com a praia do Grant tem incomodado os moradores de Barra Velha. As obras deveriam ter sido finalizadas há mais de 500 dias, segundo o prazo estipulado pela empresa responsável à prefeitura.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Além de fazer a ligação, a ponte também é uma rota alternativa a BR-101, para ir de Barra Velha até Balneário Piçarras. A aposentada Erna Rosa contou ao Jornal do Almoço da NSC TV Joinville a preocupação dos moradores e comerciantes da região:

— Ficamos tristes de ver a comunidade e as pessoas que visitam Barra Velha, uma cidade tão linda com praias tão bonitas, ter que ficar fazendo desvio, perder tempo no trânsito. Isso é um desconforto.

Em 2020, a antiga ponte foi derrubada e, em outubro de 2021, a construção começou com o prazo de 240 dias. Agora, a empresa pede um novo prazo para finalizar uma das principais pontes da cidade.

Continua depois da publicidade

— É fila quilométrica o dia inteiro. Turistas, pessoas que vão para Piçarras, gente que mora aqui. É muito barulho — diz Ana Napoli, moradora do local.

Comerciantes locais também reclamam do atraso

Além da comunidade, os empresários locais também tiveram os dias mudados pela obra. Há 7 anos, Jorge Hoenicke é dono de restaurante que fica a cerca de 20 metros do local, e viu uma queda de mais de 50% no faturamento nas últimas duas temporadas.

Segundo ele, os mais de quinze funcionários viraram sete. O comércio abria de terça-feira a domingo, mas funciona agora somente nos finais de semana

— O que vamos fazer depois dessa temporada? Como vamos nos organizar? Fechar? Demitir funcionários? A prefeitura poderia vir aqui pelo menos minimizar esse problema. Desse jeito aqui está complicado — questiona.

Continua depois da publicidade

Solução provisória

Enquanto não fica pronta, a prefeitura fez um desvio na Rua Eurides Tomazoni, com duas pontes provisórias construídas para a passagem, uma de veículos, e outra de pedestres e ciclistas.

Mas para os moradores, a solução virou outra dor de cabeça. Conforme eles, o barulho de uma das pontes, feita de ferro, com chapa fina, fica muito alto na travessia.

— No começo, essa rua era sem saída, tranquilidade para todos os moradores. Aí veio esse intermédio de desmanchar a ponte e colocaram essa aqui nas nossas costas, sem falar com ninguém, sem questionar se vai incomodar, só colocaram a ponte — conta Vanderli Correa, aposentado, morador do local.

Nova promessa

Em nota, a prefeitura de Barra Velha disse que a empresa responsável pela obra afirmou ao município que não concluiu a obra no prazo alegando problemas, como um longo período chuvoso, mudanças na rede de energia elétrica, telefonia e água. Para finalizar a obra, a empresa contratou mais cinco funcionários e solicitou um novo prazo, agora de três meses.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Com três empates seguidos, JEC busca primeira vitória no Campeonato Catarinense

Joinville registra sensação térmica de 44°C nesta quarta-feira

Obras podem deixar bairros de Joinville sem água nesta quinta-feira