Atrair mais eventos com público de maior poder aquisitivo, melhorar a qualificação profissional dos trabalhadores e retomar pesquisas para conhecer o perfil dos turistas que chegam a Joinville são algumas das diretrizes da presidente do Convention & Visitors Bureau de Joinville e Região, Ana Luiza Wetzel.
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Com mandato até abril de 2014, a líder empresarial diz que, neste ano, Joinville sedia 40 eventos, número ligeiramente superior ao registrado no ano passado. O novo espaço da Expoville ajuda a aumentar os números. Mas, para Ana Luiza, Joinville precisa apostar mais em atrativos pouco conhecidos, como o turismo rural. E a Prefeitura deve ser parceira, promovendo a desburocratização para estimular os empreendedores a virem para cá.
Além disso, a cidade pode muito bem funcionar como dormitório para turistas que visitam municípios e atrações vizinhas, como o Parque Beto Carrero World, em Penha.
Natural de Joinville, Ana Luiza tem 39 anos e é diretora administrativa do Hotel Tannenhof desde março de 2009. Formada em direito pela PUC, fez pós-graduação em direito do trabalho pela Amatra-SC e em gestão de competências pelo INPG.
Já integrou as diretorias da Acij Jovem e do Conselho Estadual do Jovem Empresário (Cejesc).
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PRIORIDADE
O Convention tem como missão prioritária captar eventos por meio de ações conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada. O órgão foi criado em abril de 2007. Tem 110 associados de diferentes segmentos.
ESTRUTURA
A estrutura funcional é composta por um executivo e quatro funcionários. A entidade nasceu da necessidade, percebida pelo empresariado do turismo, de desenvolver o setor. O Convention é o segundo mais antigo do Estado e o oitavo do País.
EVENTOS
O número de eventos realizados em Joinville vem aumentando. Em 2011, foram 36; um ano depois, aconteceram 37 e, neste ano, serão 40 até dezembro. O novo espaço da Expoville garante a vinda de mais eventos para a cidade. Até 2016, estão confirmados 13 eventos. Outros sete estão à espera de confirmação, e mais dois estão em prospecção.
VIVA TURISMO
O Projeto Viva turismo Joinville é uma parceria com a Promotur, Univille e outras entidades ligadas ao turismo. A programação do projeto vai começar no dia 28 de novembro, na Expoville, onde se realizará o Meeting Joinville, com painelistas que vão debater assuntos relacionados à atividade e ao desenvolvimento econômico. O projeto vai até novembro do próximo ano. A participação é gratuita. Entre seus múltiplos objetivos, está o de capacitar profissionais de várias áreas: garçons, frentistas, taxistas e a comunidade ligada ao trade.
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DIVERSIDADE
– Joinville oferece atrativos e muitos deles ainda são pouco conhecidos. Temos o turismo para apreciar flores; o turismo rural; o passeio do Barco Príncipe; além do natural turismo de eventos. Certo é que precisamos qualificar os meios e locais a serem visitados.
PERMANÊNCIA
– Os turistas que chegam ficam pouco mais de um dia na cidade. Joinville pode ser cidade dormitório para os turistas aproveitarem as belezas e atrativos que há entre Campo Alegre(serra) e Beto Carrero (parque temático, em Penha). A ocupação nos hotéis de Joinville é de 50% da capacidade, que é de 4,5 mil leitos nos meios de hospedagem (hotéis, pousadas).
FINS DE SEMANA
– Temos de ter mais eventos na cidade para, então, consolidar a rede hoteleira existente. E, em etapa posterior, aumentar o número de hotéis. Um dos objetivos é tentar atrair eventos em fins de semana para cá. É quando a ocupação hoteleira estaciona em 20%. O ano de 2013 não é bom para os hotéis em Joinville.
DESBUROCRATIZAÇãO
– É vital que a Prefeitura promova a desburocratização para empreendedores se sentirem mais estimulados a fazer eventos na cidade. Os órgãos públicos ainda não conversam entre si. O Convention mandou ofício à Prefeitura pedindo mais agilidade. Também pedimos modelo de fiscalização em feiras. Achamos que a fiscalização tem de ser feita no organizador, e não sobre os estandes que vendem seus produtos e serviços.
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RECEITA
A receita do Convention & Visitors se divide: 65% é de mensalidades dos associados, e o restante chega de cobrança de tax room, que varia de R$ 1 a R$ 2 por diária, dependendo do hotel. Os hóspedes corporativos já avisam que as empresas não pagam essa taxa.
MANUTENÇÃO
– Os museus – da bicicleta e da imigração, por exemplo – precisam de manutenção. Isso é papel da Prefeitura. Temos boas relações com a Promotur, e estamos bem alinhados para dinamizar a atividade turística.
FAMÍLIAS
– Em janeiro, o índice de ocupação é bom. Neste mês, famílias e pessoal da terceira idade vêm para Joinville. Outro fato que ajuda a elevar a taxa é o frequente congestionamento na BR-101. As pessoas preferem dormir em Joinville por ser um ponto geográfico estratégico. Mas nem o Convention nem a Promotur têm estudo detalhado de número e origem de turistas que chegam à cidade. É importante apoiar pesquisas que alunos da Univille e FCJ podem fazer sobre esse tema.
EXPOVILLE
– A Expoville nova é um sonho realizado. Antes, os organizadores tinham de mascarar os problemas de infraestrutura do local, e não havia como aumentar o espaço. Trabalhamos para ganhar eventos que tragam pessoas que gastem mais dinheiro na cidade. Um exemplo é o 52º Congresso de Educação Médica, em 2014. Um evento de três dias, com mil pessoas, ao gasto médio de R$ 250 por dia, gera movimento financeiro ao redor de R$ 750 mil na economia local. E, claro, aumenta a arrecadação de ISS para o município.
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