O ator e professor de teatro Robson Benta estará em Blumenau nesta sexta-feira (17) para um encontro literário sobre a vida de Cruz e Sousa, catarinense que entrou para a história como o maior poeta simbolista do Brasil. O evento ocorre às 20h30min, na sede da Cia Carona de Teatro. Além da palestra, Robson — que já interpretou o escritor em ao menos dois filmes — programou uma roda de conversa com o público sobre a relevância das políticas e ações de acessibilidade cultural, abordando arte inclusiva e outros temas atrelados a questões raciais. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no WhatsApp

O projeto intitulado “Eventos Literários – Cruz e Sousa para Todos” apresenta o trabalho “Últimos Sonetos”, uma das mais importantes obras do poeta que será exibida aos visitantes através de poemas gravados por Robson, em vídeo. As imagens ainda contarão com interpretação em Libras e audiodescrição.

— Com este projeto propomos ampliar a percepção coletiva sobre o valor da diversidade humana, tendo como base o legado de Cruz e Sousa e sua obra artística, sob um olhar conectado com a vida contemporânea — afirma o ator.

Conheça a história do catarinense Cruz e Sousa, o poeta do Simbolismo

Continua depois da publicidade

O encontro literário tem como público-alvo artistas, agentes, produtores e gestores culturais, além de jovens e adultos negros com interesse em literatura e arte inclusiva. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados com antecedência pelo Sympla ou retirados na entrada do evento, conforme disponibilidade de lugares.

A atividade integra o calendário de comemorações dos 20 anos da Carona Escola de Teatro, cuja sede fica anexa ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro. Além de Blumenau, os eventos também estão programados para ocorrer em Joinville e São Francisco do Sul.

Ator com 40 anos de carreira

Ao longo dos 40 anos de carreira, Robson Benta dirigiu diferentes peças e grupos de teatro, atuando também em espetáculos e filmes.

Como ator, interpretou Cruz e Sousa pela primeira vez, como protagonista, em 1995, ao lado da atriz Zezé Motta, no filme “Alva Paixão”, dirigido pela cineasta Maria Emília de Azevedo. Em 2009 interpreta Cruz e Sousa novamente como protagonista no filme “Entre Tulipas e Girassóis”, de Celso Carlos Castellen Jr., e em 2012 participa do videoarte “Uma escada para João, da Cruz e Sousa”, produzido pelo Instituto Impar.

Continua depois da publicidade

Robson Benta como Cruz e Sousa e Zezé Mota como a esposa Gavita, no filme Alva Paixão em 1994 (Foto: Acervo Robson Benta)

Mais tarde, em 2021, Robson lança o canal no YouTube “Robson Benta – Arte para Todos”, com as produções do projeto de acessibilidade cultural Cruz e Sousa para Todos – Últimos Sonetos para Ver e Ouvir (1ª e 2ª edição). Ali, é possível encontrar a tradução dos 96 poemas da obra “Últimos Sonetos”, do poeta simbolista, para a Língua Brasileira de Sinais em formato de videobooks bilíngue (Português/Libras) e audiobooks.

Além disso, em 2022 o ator recebeu a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, entregue pelo Conselho Estadual de Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

*Sob supervisão de Bianca Bertoli

Leia também

Ex-juiz federal Péricles Prade morre aos 82 anos em Balneário Camboriú

Pente-fino faz andar fila de espera do Minha Casa, Minha Vida em Blumenau