Maurício Destri, 30 anos, nasceu em Criciúma e passou a infância na cidade. O ator interperta Enzo na nova série da Globoplay. Ele é o par romântico da personagem principal, Raíssa Medeiros, interpretada por Alice Wegmann. Destri conversou com exclusividade com o Diário Catarinense e contou como a vivência em Santa Catarina ajudou a construir o personagem do interior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram
O ator catarinense já interpretou seis novelas da Globo, como Cordel Encantado e Malhação. Atualmente, ele está na série sobre o universo sertanejo, Rensga Hits, que se passa em Goiânia. Ele faz o papel de Enzo, um cantor que sai do interior em busca do sucesso musical na capital de Goiás. Na cidade, ele conhece Raíssa Medeiros e vive romance com a protagonista.
O artista conta que, quando ainda era morador do Sul de SC, costumava visitar o interior de Santa Rosa do Sul, onde o ex-namorado da mãe vivia. Lembra com carinho das atividades rurais, que eram “muito roça mesmo” e incluiam tirar o leite da vaca, acordar cedo e colocar milho para as galinhas.
O contato com a natureza era muito próximo para o ator, mas com a mudança para São Paulo, aos 13 anos, a conexão enfraqueceu. Ao ir para a Capital estudar teatro, começou a passar mudanças. Inclusive, de gosto musical.
Continua depois da publicidade
— Eu passei a escutar a Elis Regina, Nei Matogrosso, vou pra essa referência da Música Popular Brasileira (MPB), e acabo esquecendo das minhas raízes. Tenho esse pé da música sertaneja. Rensga Hits me traz de novo esse passado — comenta Destri.
Confira a Agenda Cultural de agosto em SC
Para fazer a série, todo elenco foi viver em Goiânia para aprender mais sobre o costume, cultura e sotaques. Nesse processo de construção do personagem, Maurício Destri conta que a vivência em Santa Catarina foi essencial e trouxe alguns momentos emocionantes.
— Voltei a um passado muito próximo da minha vida e revisitei esse lugar. Aí em cena você acaba trazendo essas memórias, por mais que não sejam do personagem. São memórias que ficam no corpo, de certa forma. Em vários momentos eu tava em cena e ficava emocionado — relembra o ator.
Nas palavras, fica nítido como Destri valoriza o local onde cresceu e foi tomado por um sentimento de saudade. Lembra da mãe que ia a shows e festas de música sertanejas, familiares e da comunidade. Uma amiga próxima da mãe dele, que morava em Santa Rosa do Sul, chegou a enviar mensagem em rede social: “Olha onde você tá, olha o que está fazendo! Você desde criançinha já visitava esse universo”. Com nostalgia, ele lembra que o marido dessa mulher tocava sanfona, guitarra, violão, e ele aos sete anos ficava observando.
Continua depois da publicidade
Outra memória é do sotaque caipira com a letra R marcada. Maurício Destri lembra que essa foi uma questão muito debatida na produção da série, já que eles tinham medo de que as pessoas se incomodassem ou ficasse caricato. Ele lembra pela própria experiência a preocupação que foi sair do interior com o sotaque forte e chegar na Capital precisando “falar bem, saber o português correto”. O resultado na série, é um sotaque natural e bem característico.
Com tantas semelhanças, Destri faz até uma comparação entre ele e seu personagem Enzo.
— Ele também trabalha nesse lugar das artes. É um músico, sai da cidade do interior e vai para a cidade grande. Sempre tem essa identificação porque a gente se empresta muito. Dou muito do que eu tenho para que fique verdadeiro — comenta.
Enzo é um cantor sertanejo sonhador, que conhece a personagem principal Raíssa Medeiros, interpretada por Alice Wegmann, e começa romance. Ele vai para Goiânia em busca do sucesso musical.
A história de Rensga Hits
A série sertaneja “Rensga Hits” é produção da Globoplay e enaltece as figuras femininas. O enredo conta a história da cantora interiorana Raíssa Medeiros, interpretada por Alice Wegmann, que quer tentar a carreira musical.
Continua depois da publicidade
Comandado por muitas artistas mulheres, o enredo fala muito sobre feminejo e diversidade na música sertaneja. Uma das principais inspirações para a série foi a história da ascenção musical de Marília Mendonça, que faria uma participação especial. Maurício Destri, inclusive, comenta que foi “avassalador” saber a notícia da morte da cantora e que eles costumavam escutar as músicas dela no set de gravação.
O seriado tem oito episódios, que já estão disponíveis na Globoplay.
Segunda Temporada
Maurício Destri afirma que já está confirmado a segunda temporada do seriado, porém, ainda sem data definida. Ele ainda comenta que o êxito da trama não era esperado como foi.
— Essa série pega todo mundo de surpresa, ninguém imaginava que ia dar esse sucesso. O brasileiro é da música sertaneja, grande maioria da população. Eles tão querendo continuar, nós atores também — afirma o ator.
Ele ainda diz que para os próximos caítulos gostaria de uma “pitada de vilania” para o personagem Enzo, já que “ele é bicho do mato, bom moço”. Trabalhar a dualidade entre o bem e o mal enriqueceria a trama, segundo o artista.
Continua depois da publicidade