Um ato de vandalismo interrompeu por cerca de 50 minutos a viagem de um trem da América Latina Logística (ALL) na tarde desta quinta-feira, na zona Sul de Joinville, quando a locomotiva passava pela Monsenhor Gersino no km 36,845, próximo ao cruzamento em que fica o PA Sul.
Continua depois da publicidade
A locomotiva que partiu de São Francisco do Sul transportando fertilizantes seguia para Mafra, no Planalto Norte, quando teve a ligação entre os vagões cortadas de forma criminosa, por volta das 16h30.
A empresa, que não soube informar se o crime foi cometido por uma pessoa ou por um grupo, afirma que esse tipo de ação é comum nas cidades por onde o traçado do trem passa, entre elas, Joinville.
Segundo a ALL, a locomotiva tem um dispositivo de segurança que interrompe imediatamente a viagem ao perceber que houve separação entre os vagões. Assim que o maquinista percebeu que o trem havia parado por causa do corte de uma ligação entre os vagões, ele acionou a equipe de socorro da empresa, que precisou de quase uma hora para restabelecer a ligação.
Continua depois da publicidade
O vandalismo causou transtorno aos motoristas que trafegavam pela região, já que o trem parado interrompeu uma das principais ligações entre a zona Sul e a zona Norte de Joinville. Conforme o coordenador do Ittran, Valdemir Nunes, o congestionamento na Monsenhor Gersino chegou a dois quilômetros. Os motoristas que conhecem bem a região conseguiram se livrar da fila utilizando ruas adjacentes.