O Corinthians viu a invencibilidade de 25 jogos cair na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas a primeira derrota do time no ano veio com gosto de vitória. Até os 40 minutos do segundo tempo, os corintianos perdiam por 3 a 0 para o Atlético-PR. Conseguiu, porém, fazer dois gols e agora, após levar de 3 a 2, precisa de triunfo simples em casa, na próxima quarta, para chegar às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Continua depois da publicidade
Mas o Corinthians volta para São Paulo com uma enorme preocupação na bagagem: o atacante Ronaldo deixou o campo com suspeita de fratura na costela. Ele se chocou com Márcio Azevedo, do Atlético-PR, ainda na primeira etapa, e saiu de campo com a mão na altura do peito.
– Está doendo pra caramba – afirmou o jogador, no intervalo, quando foi substituído.
Ansioso, Ronaldo pediu para ir logo a um hospital de Curitiba para fazer exames para comprovar a gravidade da lesão. Pode, assim, ser o grande desfalque corintiano na decisão do Campeonato Paulista, domingo, diante do Santos, no Pacaembu. Para o Atlético-PR, apesar da boa vitória, ficou um gostinho de decepção pelos dois gols sofridos no final.
Consciente de que a Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores de 2010, a grande meta corintiana, o técnico Mano Menezes optou por um escalar time forte na Arena da Baixada. Escalou oito titulares. Apenas Jorge Henrique, que estava machucado e ficou em São Paulo, Alessandro (entrou no fim do jogo) e William foram poupados.
Continua depois da publicidade
Apesar de usar quase força máxima, o Corinthians entrou sonolento em campo. Apostando na velocidade, o Atlético-PR assustou logo aos oito minutos: Rafael Moura fez o gol, porém, estava impedido. Aos 15, mais uma vez com rapidez, o gol do time paranaense valeu. Dessa vez, Rafael Moura cruzou com perfeição e Wallyson fez 1 a 0. Só um time jogava na Arena da Baixada.
Mano Menezes gritou muito na beirada do campo, mas suas orientações eram abafadas pela cantoria atleticana. Mas o Corinthians melhorou, ameaçando o adversário. Cristian, André Santos e Ronaldo tiveram algumas chances, mas a melhor delas foi mesmo com Morais, que, já aos 43 minutos, chutou em cima o goleiro Galatto.
Como não conseguiu marcar, o Corinthians levou o troco. Na jogada seguinte, o Atlético-PR fez 2 a 0 quando Rafael Moura subiu sozinho na área e marcou de cabeça. “O chutão direto do Atlético entrou muito fácil na nossa defesa, algo que não pode. Precisamos ficar minimamente espertos”, pediu Mano Menezes, no intervalo.
Não deu nem tempo. Nova bobeira da defesa corintiana logo no início do segundo tempo e Chico fez o terceiro gol do Atlético-PR. A noite parecia não ser mesmo do Corinthians. Tanto que, Chicão, aos 14 minutos, perdeu um pênalti – a bola bateu nas duas traves e não entrou.
Continua depois da publicidade
O Atlético-PR já comemorava a grande vantagem no confronto quando o Corinthians conseguiu reagir. Cobrando falta, o volante Cristian diminuiu aos 41 minutos. E depois, já aos 47, o atacante Dentinho dominou a bola dentro da área e fez o segundo gol. Assim, apesar da derrota, os corintianos saíram vivos de Curitiba.