O Atlético-MG é o primeiro time a garantir vaga na decisão do Campeonato Estadual de 2013. O Alvinegro entrou em campo no Independência, neste domingo, e venceu, novamente, o Tombense, com enorme facilidade. O 5 a 1 no placar foi construído com gols de Luan, Gilberto Silva, Leonardo Silva, Josué e Guilherme (Junior Negão descontou). O resultado agregado: 7 a 1.
Continua depois da publicidade
O Galo já entrava em campo sabendo que dificilmente ficaria de fora da finalíssima, que deve ser completada com a presença do Cruzeiro, que goleou o Villa por 4 a 0 e enfrenta o Leão na quarta-feira. O Atlético venceu em Tombos por 2 a 0 e poderia perder pelo mesmo placar que se classificaria. A primeira partida da decisão será no domingo que vem.
O cenário ruim para o Alvinegro foi que Bernard sentiu dores no ombro esquerdo, mesmo local de sua lesão que o deixou afastado por quase um mês. Ele foi substituído por precaução e mostrou que a estratégia de Cuca em escalar força máxima, Ronaldinho Gaúcho foi o único poupado, se tornou extremamente arriscada.
Logo na saída de bola, ficava visível qual seria a proposta do Atlético. Toque de bola com tranquilidade até achar os espaços no time adversário. O Tombense, em busca do improvável, não representou a mínima resistência para as jogadas laterais do Alvinegro. O criticado lateral Marcos Rocha tocou perfeitamente para Luan desviar logo aos dois minutos.
Dez minutos depois, o mesmo camisa 2 se tornava o homem do jogo ao fazer cruzamento perfeito para Gilberto Silva marcar seu primeiro gol na volta ao Atlético. O zagueiro, inclusive, mostrava facilidade de marcar os atacantes Junior Negão e Adeilson, fracos na condução da bola e na tentativa de dribles.
Continua depois da publicidade
Sem ver a cor da bola, o Gavião Carcará partiu para as pancadas. Três amarelos distribuídos em pouco tempo. Mesmo assim, o Galo não diminuiu o ímpeto. Em cruzamento de falta de Tardelli, Léo Silva fez mais um, de cabeça.
O único momento ruim na partida, para o Galo, foi quando Bernard voltou a sentir dores no ombro esquerdo e pediu para sair. Guilherme entrou em seu lugar e foi fortemente vaiado pela maioria dos torcedores presentes no Independência. Antes disso, porém, outro aspecto negativo é o gramado do Independência, que passa por processo de conservação com presença de adubo granulado.
O alerta foi ligado na comissão técnico do time mandante e Diego Tardelli, outro titular que voltou de lesão, saiu para a entrada de Rosinei.
No segundo tempo, o Tombense desistiu de atacar e se concentrou apenas em destruir as jogadas do Galo. Mas a diferença técnica e de percepção tática era enorme entre os rivais.
Continua depois da publicidade
Guilherme, muito vaiado, conseguiu acabar com parte das críticas da torcida. O jogador deu um belo passe para Josué ampliar. Contudo, quando aplicou a goleada, o Galo passou a diminuir a velocidade e deu o contra-ataque para o Tombense. Marcelo Cabo teve estrela ao colocar o jovem atacante Alex. Na primeira jogada dele, sofreu falta dentro da área de Leonardo Silva. O artilheiro Junior Negão fez o oitavo gol dele no Mineiro e o gol de honra do Gavião.
Mas, se de pênalti o Atlético Mineiro levou gol, foi da mesma maneira que fez mais um. Em um gesto de solidariedade dos jogadores e da torcida, a cobrança ficou a cargo de Guilherme, que não errou a chance de diminuir a polêmica causada pelo seu empresário.