Os Jogos Paralímpicos de Tóquio contarão com a participação de joinvilenses em agosto de 2021. Edenilson Floriani, atleta do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe) e do Time UniSociesc, recebeu a confirmação de sua convocação nesta terça-feira (6). Ele estará na delegação de 253 competidores oficializada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além dele, também foram convocados o joinvilense Tausson Henrique Glock, da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria, na modalidade de natação; o paranaense Celso Toshmi Nakashima, pela Associação Joinvilense de Tênis de Mesa; e o rio-negrinhense Jorge Luis Camargo Fonseca, pela Associação Paralímpica de Joinville, para a modalidade triatlo.
Sonho sendo realizado
Edenilson, de 31 anos, competirá no lançamento de dardo e no arremesso de peso classe F42 – para atletas com deficiência nos membros inferiores. O estudante de Educação Física da UniSociesc alcançou as marcas de 54m48 no lançamento de dardo e 13m42 no arremesso de peso.
Os índices foram conquistados na seletiva paralímpica, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no mês passado.
Continua depois da publicidade
> Atletas de Jaraguá do Sul e Joinville são convocadas para as Olimpíadas
Ele e o técnico Eliandro Braz Lúcio comemoraram a notícia. Para o atleta, a convocação é a realização de um sonho.
– Não estou conseguindo nem raciocinar com esta notícia. É um sonho na vida de qualquer atleta e comigo não será diferente – destaca.
Segundo o treinador, o momento é quase indescritível.
– Faltam palavras para definir esta emoção. Estávamos muito confiantes que daria certo. Não há melhor maneira de se fechar um ciclo de treinamentos. A Paralímpiada é o ápice para o atleta – afirmou Eliandro.
Continua depois da publicidade
Para uma das fundadoras do Cepe, Aninha Teixeira, essa conquista enaltece ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido profissionalmente pela equipe técnica de atletismo renovando sempre e buscando novos talentos.
– Edenilson é joinvillense que está aqui treinando na cidade é o único convocado para essa grande competição. Legal demais para nós do Cepe é enaltecermos que são 16 anos de representantes em paralimpíadas – acrescenta.
Edenilson ainda não sabe a logística da viagem, mas deve estar em São Paulo logo após o dia 23 deste mês. De lá, ele se junta à delegação brasileira para a viagem a Tóquio, no Japão.
Veja a lista completa dos convocados
Leia também:
> Após polêmica do Novo sobre impeachment, prefeito de Joinville recebe “convites” na Câmara
Continua depois da publicidade
> “Fomos pegos de surpresa”, diz presidente do Sindipetro sobre o aumento no preço da gasolina