Enquanto muita gente aproveita esse período para relaxar e descansar, tem quem prefere despedir-se de 2012 correndo. Esse é o programa dos corredores do Vale Carlos Alexandre Firmo de Moura, 28 anos, e Carlos Lazzarin, 45. Os dois estão entre os cerca de 25 mil inscritos que vão começar o último dia do ano na correria, disputando a 88ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Este ano, porém, a tradicional prova que encerra o calendário do atletismo brasileiro, com percurso de 15 quilômetros pelas ruas da maior cidade do país, terá algumas novidades. A começar pelo horário. Diferentemente das últimas edições, a largada será pela manhã, às 9h. Outra mudança é o ponto de chegada. Os atletas encerrarão a prova no mesmo ponto em que largaram: a Avenida Paulista.
Mudanças que animam os corredores da região. Figuras fáceis nas provas disputadas pelo Vale, os dois são colegas de corrida.
Natural de Araruna (PB), cidade distante a 165 quilômetros da capital João Pessoa, Carlos Alexandre, o Paraíba, veio para a região em fevereiro de 2010. Criado na roça, era acostumado a correr. Por aqui, contou com o incentivo dos colegas de trabalho, em uma empresa têxtil de Blumenau, para retomar as corridas.
Continua depois da publicidade
Nos últimos três anos, terminou como líder do ranking das provas do Bela Vista Country Club, em Gaspar. Esse ano, participará pela terceira vez da São Silvestre. E tem como meta melhorar o tempo e o resultado do ano passado, quando cruzou a linha de chagada na 70ª posição da classificação geral.
Já Lazzarin fará o début pelas ruas paulistanas. Funcionário público da Justiça Federal, começou a correr no ano passado para aliviar o estresse. E parece ter dado certo. Atualmente, Lazzarin corre entre 8 e 10 quilômetros, seis vezes por semana. A participação na São Silvestre será ao lado dos amigos de corrida.