Dois norte-americanos vieram ao Brasil para reforçar o Jaraguá Breakers, mas não só. Entre a rotina de treinos em campo, na academia ou nas ruas da cidade, eles tiram os shoulders e capacetes para ensinar inglês a crianças e jovens.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região
Bryce Wilson, 27, chegou há sete meses em Jaraguá do Sul para assumir a posição de defensive end dos Breakers. Assumiu também o emprego de professor de inglês na Fellows, patrocinadora do time. Além da oportunidade de melhorar o salário de atleta, Wilson encara a experiência de ensinar crianças e estimulá-las a perseguir seus sonhos. Na classe de adultos, tornou-se uma experiência intercultural.
– Gosto especialmente das crianças porque elas nos veem uniformizados e ficam curiosas, perguntam quem nós somos, o que fazemos aqui. É uma forma totalmente diferente de aprender. Viemos de outro lugar, de um país diferente, que eles nunca conheceram, então querem fazer todas as perguntas. E eu estou aqui para contar a minha história e dizer que eles têm a chance de viver um sonho – diz Wilson.
Continua depois da publicidade
Philander Arnaz Browder, 25, integra o time há dois meses como wide receiver. Ele superou o medo de chegar a um lugar onde a maioria não o entenderia e ele também teria dificuldades para se comunicar. Browder ainda não fala português, mas conta com o parceiro Wilson e o técnico Dennis Prants, com quem mora num apartamento no Centro. Além de casa, o lugar também é o local onde o time se encontra para as reuniões.
– Apenas aceitei a oportunidade. Gosto de ver diferentes coisas, conhecer novas pessoas e experimentar culturas. Quero viajar o mundo, conhecer diferentes culturas. Quero vir ao Brasil, ir à Itália e à França e, então, para a minha casa.
Mais do que estar com livros de gramática numa sala de aula, os professores gostam de conversar com os alunos sobre as suas vidas.
Continua depois da publicidade
– Fazemos um bom trabalho porque somos engraçados, gostamos de conversar com as pessoas e fazê-las sorrir. E elas me acham legal porque tenho tatuagens, jogo futebol, sou de outro país. Sinto que as crianças me admiram – conta Browder.
Para Wilson, é importante aprender outras línguas, não importa em qual idade.
– Preparar a aula depende de como está a turma. É preciso lidar com crianças introvertidas e extrovertidas. Então, usamos a psicologia. Por isso, é uma grande responsabilidade. Porque é mais do que futebol – comenta Wilson.
Breakers realizam seletiva de novos atletas
Para reforçar o time, o Jaraguá Breakers realiza uma seletiva no próximo domingo, 23 de agosto. O tryout será no centro de treinamento da Menegotti, a partir das 13h30. Podem participar interessados a partir de 17 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local.
Continua depois da publicidade
O técnico Dennis Prants busca elenco para todas as posições. A meta é chegar a 100. Hoje, a equipe tem 32 atletas, dos 84 que se inscreveram inicialmente. A grande evasão, segundo Prants, se deve à intensa rotina de treinos, que aumentou de um dia para cinco – além dos exercícios de força e resistência na academia e quadras. A meta é fazer uma boa campanha no próximo campeonato, repetindo o lance que deu aos Breakers o título de campeão brasileiro em 2013.
O próximo jogo dos “Quebradores” será contra os Tubarões do Cerrado no Torneio Touchdown, no dia 29 de agosto, em Brasília.
Aprenda inglês com os jogadores do Jaraguá Breakers