Em todos os esportes que acompanhamos, sempre nos deparamos com jogadores profissionais onde a baixa faixa etária chama a atenção, seja no futebol, basquete ou também nos esportes eletrônicos. O amor pela competição, a vontade de crescer como jogador e o prazer em contribuir para uma equipe são razões que levam os jogadores escolherem essas profissões logo cedo. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp 

O ponto que queremos chegar aqui, é o caminho que alguns atletas de Santa Catarina percorreram para chegar ao sucesso dentro dos eSports. Ambos passaram por um período universitário em suas vidas, cursando ensino superior, mas não deixaram a paixão pelos esportes eletrônicos de lado, assim, competindo por suas atléticas ou associações estudantis. 

Matheus “bzkA” Tarasconi
 

O jogador é natural de Florianópolis e começou sua carreira no Counter Strike: Global Offensive. O jogador passou por diversos times profissionais, a maioria nos Estados Unidos, Sormborns, Vault e Gorilla Core. Nesse último, no ano de 2017, chegou jogar ao lado de uma das lendas do Counter Strike, Raphael “cogu” Camargo, atualmente coach da equipe brasileira O PLANO. 

Além do CS:GO, Matheus disputou Campeonato Mundial de Paladins (FPS lançado em 2015) fora do Brasil. Na universidade, bzkA chegou disputar alguns torneios universitários de CS:GO representando a ESAG da UDESC, onde venceu um deles, a 2ª Copa CTC. Ele atualmente é formado no curso de Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Matheus
Matheus “bzkA” Tarasconi em ação no CS:GO (Foto: HLTV, Divulgação)

 Matheus seguiu sua carreira de jogador profissional em meio a sua graduação, isso fez com que depois de sua formatura, migrou para o Valorant. Essa mudança aconteceu logo depois do lançamento do jogo da Riot Games. Atualmente o jogador está atuando pela equipe profissional Barulhentos, disputando os maiores campeonatos nacionais da modalidade.  

> Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Bruno “nollan” de Oliveira
 

Bruno de Oliveira tem 26 anos e é natural de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. No Counter Strike: Global Offensive, Bruno é conhecido como “nollan”. Atualmente, o jogador é estudante do curso de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville e já está na fase final de estágio. 

A experiência no Counter Strike é gigante, começou no jogo em 2007, ainda no Counter Strike 1.6, e depois do lançamento do Global Offensive, migrou para o novo jogo. Essa experiência fez com que nollan se sentisse bem na posição de Capitão nas equipes que joga, também conhecido como in-game leader ou IGL. 

Bruno “nollan” de Oliveira
Bruno “nollan” de Oliveira (Foto: Divulgação)

Bruno disputava campeonatos antes mesmo de iniciar sua graduação, mas foi no cenário universitário que teve suas melhores experiências. Pela Atlética Camaleão do Campus de Joinville da UFSC, em 2017 disputou o segundo Split do TUeS, em 2018 participou das duas edições, o 2018.1 e o TUeS Calouros 2018. 

Continua depois da publicidade

Em 2019, também pelo TUeS, disputou a etapa SC, Sul e depois a nacional. Ainda pela Camaleão, disputou a primeira e a segunda edição da Liga Universitária Gamers Club, além do Engenhariadas Sul e o Interatléticas UFSC. 

Agora, pela UFSC Titans, são os atuais vice-campeões do TUeS e atuais campeões do LUE, somando ainda diversos outros campeonatos na conta como o JUBS e o Banco do Brasil Game Series.
 

Além disso, nollan está em um projeto de um time semiprofissional de Santa Catarina, o Floripa Stars. Nesse time, ele vem disputando alguns campeonatos como o Copa Gamerscard e disputarão o MGR Cup. 

Também disputa outros campeonatos com a equipe da PSG2, e coleciona passagens por outras equipes, como a Team Devils e Hadouken Gaming. 

Continua depois da publicidade

> Polo de games começa com curso e terá vagas para diversas especialidades

Rafael “rafa” Ramos
 

Rafael Ramos tem 26 anos é formado em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Rafa joga Counter Strike desde 2008, quando ainda era o 1.6, com a mudança para o Global Offensive, começou sua caminhada no competitivo em 2014. Nos campeonatos universitários, disputou alguns InterAtléticas UFSC e também outros torneios realizados entre os cursos da universidade. 

Figura 1Rafael
Figura 1Rafael “rafa” Ramos disputa campeonatos presenciais, a maioria deles em Florianópolis (Foto: Rafael Ramos, Divulgação)

No começo da pandemia, em 2020, disputou as ligas da Gamers Club com um time semiprofissional de Florianópolis chegando até a Liga Desafiante onde alcançaram TOP 50 do Brasil. Rafa disputou diversos torneios em lan, e vários deles com Bruno “nollan” Oliveira e Matheus “bzkA” Tarasconi. 

Em um deles, o terceiro lugar no Festival Anime Gakuen em Florianópolis com a equipe TDM. Além de campeonatos online como o Corujão GC, Balada GC e o Sit’n GO.
 

Esses são três exemplos de jogadores catarinense que disputaram campeonatos universitários em suas trajetórias de competitivo, em nível nacional, podemos citar nomes que disputaram o TUeS e outros diversos campeonatos de outros estados. 

Continua depois da publicidade

Como é o caso de Matheus “Tuurtle” Anhaia, jogador profissional e CS:GO da equipe da Bravos que disputou diversos campeonatos universitários pela equipe da PUC-SP. Além dele, o também conhecido Marcelo “chelo” Cespedes da MIBR disputou edição do TUeS representando a DATEM Mackenzie na modalidade de CS:GO.