O sábado (5) pode ser especial para atletas catarinenses que representam o Brasil no Mundial de Atletismo, realizado em Doha, no Catar. Nascido em Concórdia, Darlan Romani disputa a final do arremesso de peso. Mais tarde, o revezamento 4x100m entra na pista em busca de medalha com Rodrigo do Nascimento, natural de Itajaí, entre os integrantes.

Continua depois da publicidade

Romani, de 28 anos, chegou ao campeonato credenciado pelo ótimo ano, após conseguir a 10ª melhor marca do mundo em Eugene (EUA), com 22,61 metros, no mês de julho. Mesmo com problemas de saúde, o atual número 2 do ranking mundial na prova conquistou o ouro no arremesso de peso nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto.

A presença do concordiense na final foi confirmada já na sua primeira tentativa nas eliminatórias de quinta-feira, quando obteve 21,69m – o mínimo para avançar era 20,90m. Foi a segunda maior distância alcançada, apenas atrás do neozelandês Tomas Walsh, com 21,92m. A prova para definir os medalhistas começará às 14h05 (de Brasília).

Rodrigo do Nascimento (esq) é um dos atletas do 4x100m brasileiro
Rodrigo do Nascimento (esq) é um dos atletas do 4x100m brasileiro (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Também em um ano para comemorar, Rodrigo do Nascimento foi campeão no Mundial de Revezamento, realizado em Yokohama, no Japão, em maio. Ele também ajudou o Brasil a ser ouro no 4x100m no Pan de Lima. Já em Doha, o velocista foi eliminado na fase eliminatória dos 100m, com o tempo de 10s25, na semana passada.

Para garantir vaga na prova decisiva, a equipe brasileira igualou o recorde sul-americano, com 37s90, marcado havia 19 anos na prata histórica nas Olimpíadas de Sydney, na Austrália. O itajaiense de 25 anos abriu o revezamento nesta sexta-feira – os companheiros foram Vitor Hugo dos Santos, Derick Silva e Paulo André de Oliveira.

Continua depois da publicidade

Entre os times classificados que lutam pela medalha neste sábado, às 16h15, o Brasil teve o sexto melhor tempo e praticamente garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, ano que vem, pois precisa apenas completar a final no Estádio Internacional Khalifa.

Ainda neste sábado, a joinvillense Elaine Martins, de 33 anos, disputa as eliminatórias do salto em distância, às 11h50.