Dois atletas de Ibirama disputam, neste fim de semana, o Mundial de Downhill na Noruega. Nataniel Giacomozzi e Lucas de Borba já estão na cidade de Hafjell, onde as disputas acontecem. Eles, junto com o mineiro Bernardo Cruz e o gaúcho Lucas Bertol são os únicos representantes do Brasil na principal categoria da competição.

Continua depois da publicidade

Sílvio Félix, de Palhoça, está na categooria Júnior. A prova acontece neste domingo, às 8h, e terá transmissão da Redbull TV.

Apesar de representarem o Brasil na competição, a dupla de Ibirama viajou sem apoio nenhum da Confederação Brasileira de Ciclismo, sendo bancados pelos patrocinadores. Nata, como é conhecido, está no Mundial pela nona vez e Lucas estreia na categoria.

Os pilotos fizeram na quarta-feira o reconhecimento da pista caminhando ao longo dos três quilômetros de extensão. Nesta quinta, já treinaram no circuito. O traçado é veloz e a trilha tem opções de linhas de escolha nas partes inclinadas, que vão exigir muita técnica.

Continua depois da publicidade

– Tem pedra que não acaba mais, até parece uma selva – conta Nata.

Logo na largada são quatro saltos grandes e longos e logo após os pilotos entram na mata. A partir dai a velocidade aumenta com saltos e curvas. A parte que os brasileiros consideram boa é o salto por cima de um poste, que antecede a chegada. O campeão no ano passado foi o canadense, Stevie Smith, com o tempo de 3m32seg com pista molhada.