Três atletas de handebol de 14 anos de Guaramirim participam do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica na categoria infantil masculino no Sesi de Blumenau. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Handebol e tem no comando o técnico da Seleção Brasileira, o espanhol Jordi Ribera. Até o dia 18, 120 garotos de todo o País irão conviver com os melhores do esporte.
Continua depois da publicidade
O Centro de Treinamento Pró-esporte de Guaramirim conseguiu aprovar três atletas: Matheus Corrêa Volg, Gustavo Roden e Tiago Acássio. Segundo a treinadora Rosangela Lazzaris, os jogadores poderão participar por terem disputado diversas competições durante o ano. Canhota, como é conhecida a técnica, afirma que só clubes credenciados à confederação, técnicos e o próprio treinador da Seleção podem indicar atletas para o acampamento.
– É pequena a chance de os atletas conseguirem participar, mas temos que tentar. Serve de estímulo para que eles prossigam na carreira e no handebol – explica.
Durante os oito dias de acampamento, os atletas aprendem novas técnicas, treinam e corrigem os erros que cometem em quadra. Segundo Rosangela, esta é uma forma de padronizar o handebol brasileiro pela base.
Continua depois da publicidade
– O objetivo é que eles levem o conhecimento para dentro do clube em que treinam. Estamos orgulhosos, pois dos cinco escritos temos três participando – destaca Canhota.
Trabalho voluntário em favor do esporte
O Centro de Treinamento Pró-Esporte foi criado há dois anos com um único objetivo: descobrir talentos. O trabalho realizado é voluntário. Por isso, o centro conta com apoio da comunidade em geral.
Agora atuando em três cidades do Vale do Itapocu – Guaramirim, Massaranduba e Jaraguá do Sul -, o centro busca parceria com patrocinadores. Segundo Rosangela, o centro já está estruturado com apoiadores fortes nas áreas da saúde e da educação.
Continua depois da publicidade
– Queremos uma empresa que vista nossa ideia, porque os campeonatos de que participamos têm custo alto – destaca.