As catarinenses Júlia Sardá e Taís Bernal, a Tatá, já moram há um tempo em São Paulo, onde possuem estrutura para se dedicar ao rugby. A distância de casa foi recompensada nesta sexta-feira (08), quando as duas foram convocadas para seleção olímpica feminina do esporte. Já o atleta João Luis da Ros, o Ige, acabou ficando de fora do time masculino.
Continua depois da publicidade
Elas são atletas do Desterro e naturais de Florianópolis.Outras duas jogadoras também de Santa Catarina, Haline Leme Scatrut e Raquel Kochhann, também foram chamadas. As meninas convocadas vivem entre oito atletas na capital paulista, onde estão em dedicação exclusiva ao esporte. Nesta sexta houve o anúncio oficial para a imprensa, mas as atletas já sabiam que iriam ser chamadas. Mesmo assim houve muito choro na convocação.
— Eu quebrei o braço esquerdo em um campeonato preparatório na Inglaterra em maio. E fiz uma operação há um mês, então não estava muito confiante de que iria ser convocada. Agora tenho um trabalho bem duro pela frente, duas semanas pra fazer um intensivo físico e psicológico — confessa Tatá.
Ela conta que enxerga a colega Júlia Sardá como um exemplo no esporte. As duas consideram o Desterro como uma família. Só que desde a preparação para as Olimpíadas, precisaram se afastar das competições do clube.
Continua depois da publicidade
— Mas apesar de estar em São Paulo, eu sou atleta do Desterro e continuarei defendendo o time nas competições femininas — garante Julia.
O esporte volta às olimpíadas após 92 anos. Já o feminino estará na competição pela primeira vez. As meninas do rugby brasileiro entram em campo antes do time masculino. Elas estão no Grupo C da competição e estreiam contra a Grã-Bretanha no dia 6 de agosto. Na mesma data encaram o Canadá, e no dia seguinte o Japão.
As atletas do time feminino convocadas são: Paula Ishibashi (capitã), Amanda Araújo, Beatriz Futuro, Claudia Teles, Edna Santini, Haline Scatrut, Isadora Cerullo, Júlia Sardá, Juliana Esteves, Luiza Campos, Raquel Kochhann e Tais Balconi. O técnico da equipe é o neozelandês Chris Neill.
Continua depois da publicidade
Os jogadores convocados pelo técnico argentino Andres Romagnoli para a disputa dos Jogos Rio 2016 são: Lucas Duque (capitão), André Silva, Arthur Bergo, Daniel Sancery, Felipe Sancery, Felipe Silva, Gustavo Albuquerque, Juliano Fiori, Laurent Bourda-Couhet, Martin Schaefer, Moisés Duque e Stefano Giantorno.