O melhor karatê da Américas está no Brasil. E Blumenau faz parte dessa história. No último sábado, três atletas blumenauenses integraram a delegação brasileira que conquistou o título de campeã geral do Campeonato Sul-Americano Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21 e Sênior em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Continua depois da publicidade
Na bagagem, elas trouxeram não somente quatro medalhas (uma de ouro e três de prata), mas também o carimbo no passaporte para disputar o Campeonato Pan-Americano de Base, que ocorrerá em agosto, em Guayaquil, no Equador. Com 120 atletas, a equipe verde-amarela conquistou 26 medalhas de ouro. Por categorias, o Brasil levantou o troféu de heptacampeão Sênior e o tetracampeonato das categorias de Base.
Camily Teixeira, Luisa Klettenberg e Vitória Leite, de Blumenau, integraram a equipe. Luisa venceu no Kumitê até 48 kg Cadete, e ficou com a prata no Kata Individual Cadete. Camily faturou a prata no Kumitê até 48 kg Júnior, e Vitória conquistou a prata no Kumitê até 53 kg Júnior.
A participação delas foi significativa, na avaliação do técnico de Blumenau, Vanderlei de Oliveira, que fez parte da comissão técnica da Seleção:
– O Sul-Americano é uma competição difícil, de expressivo nível técnico. Acredito que estamos no caminho certo e as nossas atletas mostraram determinação e qualidade técnica.
Continua depois da publicidade
Com os resultados na Bolívia, a equipe de Blumenau garantiu vaga em quatro categorias para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano das categorias de base.