Em vídeo público nas redes sociais na madrugada desta quinta-feira (24), cerca de 20 atletas brasileiros, que atuam em ligas ucranianas, pedem ajuda ao governo brasileiro para deixar a cidade de Kiev, capital da Ucrânia, após o presidente da Rússia, Vladmir Putin, decidir atacar o país.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
“Aqui estamos todos reunidos com as nossas famílias, hospedados em um hotel”, diz um dos jogadores. “Espero que a embaixada possa nos ajudar”, pede. Ele também destaca problemas enfrentados pela população desde o anúncio de invasão, que vão desde aeroportos fechados, até falta de combustíveis. Os jogadores atuam no Shakhtar e Dínamo.
Um dos presentes no vídeo é Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes, naturalizado ucraniano. Ele joga pelo pelo Shakhtar Donetsk e pela seleção ucraniana.
Continua depois da publicidade
“Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil […]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação”, desabafa uma das esposas dos jogadores.
Em uma publicação no Instagram, Junior Moraes pede orações por eles. “Todos amigos e familiares, a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós”, finaliza.
Leia mais:
Rússia inicia invasão da Ucrânia
Putin reconhece independência de Donetsk e Luhansk, na Ucrânia
Bolsonaro chega de máscara à Rússia e encara “bolha da Covid” exigida por Putin
Em encontro com Bolsonaro, Putin faz referência ao Bolshoi de Joinville