Cerca de 50 atletas brasileiros deixaram por algumas horas a Vila Olímpica em Atenas nesta quinta, dia 12, para comparecer à recepção oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na Casa Brasil, espaço que tem como objetivo mostrar o país na comunidade internacional durante os Jogos Olímpicos e promover os Jogos Pan-americanos Rio 2007
Continua depois da publicidade
O ponto alto da cerimônia foi um vídeo apresentado com uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele deseja boa sorte aos atletas.
– Estaremos torcendo muito e desejamos que vocês realizem seus sonhos. Vocês se sacrificaram muito para estarem nos Jogos Olímpicos e merecem toda a nossa torcida. O Brasil passa por um momento muito bom de auto-estima e espero que isso sirva de motivação para vocês. Nos somos brasileiros e não desistimos nunca. Nuzman e queridos atletas, estamos de braços abertos para recebe-los de volta – afirmou Lula, que fez referência a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
Estiveram presentes atletas do handebol masculino, boxe, remo, vela (Torben Grael e Ricardo Winick) e vôlei (Giovane).
Além de Nuzman, também marcaram presença o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o embaixador do Brasil na Grécia, Roberto de Abreu Cruz, o secretário estadual de esportes do Rio de Janeiro, Francisco de Carvalho, o secretário estadual para o Rio 2007, Bernard Rajzman, o secretário municipal para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, Cláudio Versiani, o secretário nacional de Alto Rendimento, André Arantes, e presidentes de confederações brasileiras olímpicas.
Continua depois da publicidade
Este ano a Casa Brasil conta com um cyber café com acesso à Internet, produtos da culinária brasileira e painéis que fazem referência ao Brasil e ao esporte brasileiro. Pão de queijo, biscoitos e bolo de fubá fizeram com que os atletas se sentissem no Brasil. Fotos da passagem da Tocha Olímpica de Atenas pelas ruas do Rio e imagens dos preparativos para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 compõem o cenário da Casa Brasil.
A Casa Brasil – localizada no centro de Atenas, próxima ao Estádio Panathinaiko – é custeada com recursos privados do COB e não estão sendo utilizados recursos federais para a produção e manutenção da Casa. A Prefeitura do Rio está participando com os custos da montagem do estande dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.