A ultramaratonista Débora Simas ultrapassou os 200 quilômetros percorridos do desafio em que busca quebrar o recorde mundial de corrida em esteira. Desde o meio-dia de domingo a corredora iniciou a atividade em que pretende percorrer 833 quilômetros em até sete dias. A marca foi alcançada minutos depois das 19h desta terça-feira. Ela realiza a ação no Beiramar Shopping, no centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Os auditores do Guinness aferem a quilometragem a cada quatro horas. Às 16h desta terça-feira ela havia atingido os 186 quilômetros percorridos. A estratégia da ultramaratonista é correr em ritmo mais rápido nos primeiros dias e ter um desempenho acima da quilometragem média. Isso porque a atleta está em melhores condições físicas e vai sentir o desgaste nos últimos dias.

Nas primeiras 24 horas a atleta percorreu exatamente 154,12 km. A primeira maratona (42km) foi completada às 17h42min de domingo. Ela corre 22 horas por dia até domingo, em estrutura montada no piso térreo do empreendimento comercial. A cada 55 minutos de atividade, ela tem cinco minutos de descanso. Por isso, ela conseguiu cochilar por 30 minutos das 3h27min às 3h57min da madrugada de domingo para segunda-feira.

Débora Simas começou a correr aos 32 anos. Com oito anos de modalidade foi campeã da Brasil 135 Ultramarathon, a principal ultramaratona brasileira. A inspiração para o desafio está no também ultramaratonista brasileiro Márcio Vilar, detentor do recorde masculino, que é de 827 quilômetros e 16 metros correndo em esteira durante sete dias. Ela vai contar com apoio de mais de 120 pessoas, incluindo os jurados do Guinness Book, além de médicos, nutricionista, fisioterapeuta e treinador.

Mais do esporte em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade