Joinville tem três atletas joinvilenses que despontam como joias do esporte em competições nacionais e internacionais. Juntas, Ana Lays Bayer, de 20 anos, Samara Furtado, 20, e Tamiris De Liz, 23, somam centenas de medalhas e dividem um sonho em comum: chegar às Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
Samara Furtado, 20 anos, revelada nos lançamentos de disco e de martelo, modalidade que é recordista brasileira mirim desde 2013, quando lançou 54,39 metros (peso do implemento de 3 quilos). A admiração por seu talento começou com Alceu, seu primeiro técnico, a qual ela guarda gratidão mesmo não sendo mais treinada por ele, e se expandiu por profissionais do esporte, empresas e a comunidade joinvilense.
— Um atleta é uma pessoa que todo mundo admira, então eu tenho muito orgulho de já ter representado o Brasil e de representar Joinville. E quando se tem pessoas torcendo por você, isso dá um gás a mais para competir — confessa.
Samara começou no esporte aos 12 anos, incentivada por familiares que são atletas. A data do primeiro treino é lembrada até hoje, 10 de junho de 2010, e, desde então ela não abandonou mais as pistas de atletismo. Logo em sua primeira competição, no Estadual Mirim, em novembro de 2010, faturou a prata no lançamento de disco, perdendo o ouro por apenas um centímetro de diferença. Em 2011 já colecionando ouros, conseguiu lugar nos jogos sulamericanos escolares na Colômbia, sua estreia no exterior.
De lá para cá, foram mais de 50 medalhas garantidas em competições regionais, brasileiras e internacionais. Das marcantes estão a primeira da carreira no Estadual Mirim, além das vitórias nos campeonatos brasileiro mirim e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e o 3º lugar no Sulamericano de 2014, no disco. E ela pretende ir mais longe. Aliando treinos na Univille, no Crossfit e sua formação acadêmica em nutrição, o próximo desafio tem data marcada, entre agosto de setembro no Troféu Brasil de Atletismo.
Continua depois da publicidade
— Quero tentar ser campeã do Troféu Brasil e mantenho o sonho de todo atleta, que é chegar a uma Olimpíada — almeja.
Leia também:
Velocista joinvilense treina para ganhar Campeonato Mundial em outubro
Atleta de Joinville é atual campeã brasileira na categoria lançamento de martelo