O holandês Steven van de Velde, de 29 anos, não ficará na Vila Olímpica com os outros atletas durante as Olimpíadas Paris 2024. Competidor no vôlei de praia, Van de Velde foi condenado por estupro em 2016, porém só cumpriu um ano de uma pena de quatro. O anúncio do seu isolamento foi feito pelo Comitê Olímpico Holandês (NOC). O atleta não terá contato com a imprensa durante os Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

A decisão do isolamento veio do próprio atleta. Em nota, o Comitê Olímpico Holandês, afirmou que a decisão foi tomada após uma conversa com Steven van de Velde e sua equipe. Para o Comitê, o isolamento ajudará a “garantir um ambiente esportivo seguro para todos os participantes olímpicos”.

Relembre o caso:

Em 2014, Steven van de Velde foi de Amsterdã, na Holanda, até Milton Keynes, na Inglaterra, para se encontrar com uma estudante de 12 anos, que havia conhecido pela internet. Lá, Van de Velde forneceu bebidas alcóolicas à vítima e a forçou a ter relações sexuais três vezes. Na época, Van de Velde tinha 19 anos. Durante o julgamento, o atleta afirmou saber que a estudante era menor de idade.

O crime sexual foi descoberto após a vítima ir à uma clínica pedir uma pílula do dia seguinte, após instruções de Van de Velde. Em 2016, o holandês foi condenado a quatro anos de prisão por estupro, para serem cumpridos na Holanda. Lá, a pena de Van de Velde foi diminuída, devido a diferenças nas leis dos dois países. Dos quatro anos, Steven van de Velde cumpriu 13 meses.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Manifestações

A decisão do Comitê Olímpico Holandês veio após meses de apoio da organização ao atleta. A Federação Holandesa de Voleibol (Nevobo) declarou apoio total a Van de Velde em relação a sua participação nas Olímpiadas 2024.

— Nós conhecemos a história do Steven (Van de Velde). Antes dele expressar o desejo de retornar ao vôlei de praia nós conversarmos extensamente com ele, mas também com o Comitê Olímpico Holandês e outros — afirmou a Nevobo, em nota. A Federação também afirma que “Nós apoiamos ele e a sua participação em Paris, que ele e o Matthew (Immers) conquistaram”. Matthew Immers é seu parceiro no vôlei de praia,

Após a classificação de Van de Velde para as Olímpiadas, diversos grupos de defesa de atletas vítimas de violências protestaram contra a sua participação nas Olímpiadas.

— O COI não pode falar de valores olímpicos e tolerância zero ao permitir a participação dele. Todo processo tem sido visto e respaldado tão apenas pelo aspecto legal. A questão moral e o quanto a participação dele é nociva para a vítima que ele estuprou e as demais vítimas de violência no esporte não estão sendo consideradas em momento algum — afirmou Joanna Maranhão, coordenadora do Athletes Network for Safer Sports, ao GloboEsporte.

Continua depois da publicidade

Paris 2024: Conheça os uniformes de cada delegação para as Olimpíadas

SC em Paris: Skatista Isa Pacheco garante vaga nas Olimpíadas

A estreia de Van de Velde, e sua dupla, Matthew Immers, acontece no dia 31/07, contra a dupla chilena, Marco Grimalt e Esteban Grimalt. Enquanto atletas normalmente participam de uma “zona mista” onde podem ser entrevistados por jornalistas, a expectativa é que Van de Velde não converse com a imprensa durante os Jogos Olímpicos.

*Arthur Alves é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.