Neste sábado (12), o joinvilense Edenilson Floriani embarca para São Paulo, onde disputará uma vaga para a Paralimpíada de Tóquio. O atleta da CEPE/Sesporte e o treinador Eliandro Braz Lucio ficarão até o dia 19 no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, participando da seletiva.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Edenilson, 31 anos, vai competir por uma vaga em Tóquio em duas provas: lançamento de dardo e arremesso de peso, que vão acontecer nos dias 14 e 18. E o joinvilense está otimista. “A expectativa é a melhor possível. Estou treinando muito bem e focado em trazer essa vaga para Joinville”, afirma.
Essa não é a primeira experiência de Edenilson com os jogos paralímpicos. Em 2019, ele conquistou o recorde mundial de lançamento de dardo paralímpico classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores), com a marca de 56,56 metros, na disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo, em São Paulo.
> Copinha 2020: Joinville vence o Mirassol, mantém 100% e termina líder de grupo
Continua depois da publicidade
Único atleta joinvilense que participará da seletiva, a competição é a última chance de garantir uma vaga para a Paralimpíada de Tóquio. “O Edenilson competirá com atletas de todo país por uma das 23 vagas restantes no masculino”, explica o treinador Eliandro Braz Lucio. Por causa da pandemia, ambos só poderão sair do quarto do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro para treinar e participar das provas. As refeições também serão feitas no quarto.
Joinville já tem uma vaga garantida Japão. O nadador Talisson Glock (medalhista nos Jogos Paralímpicos no Rio 2016) atingiu o índice para disputar a Paralimpíada de Tóquio.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo