Joinville tem três atletas joinvilenses que despontam como joias do esporte em competições nacionais e internacionais. Juntas, Ana Lays Bayer, de 20 anos, Samara Furtado, 20, e Tamiris De Liz, 23, somam centenas de medalhas e dividem um sonho em comum: chegar às Olimpíadas.

Continua depois da publicidade

Outra referência da cidade vem do lançamento do martelo e começou no atletismo brincando na escola. Ana Lays Bayer foi descoberta durante um passeio na qual foi selecionada para treinar com João Carlos dos Santos, seu atual técnico, e aos 20 anos é a atual campeã brasileira sub-23, campeã do Jasc e campeã brasileira universitária. Com talento posto a prova desde 2011 a atleta se superou em diversas oportunidades, sendo recordista brasileira sub-18, sub-20 e sub-23 da modalidade. É recordista ainda nos joguinhos abertos e da Olesc, no Estado.

Já em sua primeira competição ela saiu com o ouro, no Estadual Mirim, quando tinha apenas 12 anos, ao lançar acima dos 36 metros. Depois, também conquistou em 2015 o Jasc e o vice-campeonato na Sul-Americana sub-20, em 2017. Hoje seu recorde chega a 60,98 metros e contempla uma trajetória invejável: em nove anos ela já subiu cerca de 40 vezes no pódio, 24 delas como campeã.

— Consegui essa marca em 2016, mas a meta dos sonhos é chegar na casa dos 70 metros e ter condições de disputar as Olimpíadas — revela.

Focada no objetivo, antes ela pretende construir uma carreira ainda mais sólida e garantir outros resultados, como o alcance do índice para participação no mundial universitário a ser disputado na Itália, em julho, e superar sua maior colocação no Troféu Brasil. Na maior competição do gênero no País, ela conseguiu o terceiro lugar em 2016 e 2017 e, agora, quer chegar pelo menos a prata.

Continua depois da publicidade

— Essa é a competição mais esperado do ano e a mais importante, porque reúne atletas de alto rendimento. Quero superar a minha marca e ser 2ª lugar neste ano, não digo ganhar, mas me superar e, se vencer no primeiro lugar é uma consequência — planeja Ana.

A atleta também acredita que com os resultados positivos, pode tornar o esporte mais conhecido e valorizado. Atualmente, as três garotas recebem bolsa atleta, participam da Associação Corville de Atletismo, de Joinville, e são patrocinadas pela Rôgga Empreendimentos.

Leia também:

Velocista joinvilense treina para ganhar Campeonato Mundial em outubro

Atleta recordista de Joinville treina para conquistar lugar nas Olimpíadas