Depois de quebrar o próprio recorde na pista, a catarinense Aline Rocha chegou em primeiro lugar na categoria cadeirantes na Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo na última semana. A atleta de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, é bicampeã da competição.
Continua depois da publicidade
Aline completou o percurso de 15 quilômetros em 1h28min, a melhor marca da história da corrida para esta categoria e 20 minutos a menos do tempo alcançado por ela no ano passado.
A conquista, dividida com o treinador e namorado Fernando Orso, é justificada em partes pela compra de uma nova cadeira, de fabricação americana e cinco quilos mais leve que a antiga, proporcionando maior facilidade na pista.
– Corrida de rua não é meu foco, mas superar as expectativas é sempre ótimo. Quebrei meu recorde e ainda consegui divulgar o esporte adaptado – diz a atleta.
O treinador ressalta que, para os bons resultados, os treinamentos foram intensificados e são realizados de maneira improvisada, já que Joaçaba não possui pista sintética de corrida, local onde são realizadas competições na categoria de Aline. A cadeirante treina no asfalto ou em pista de brita.
Continua depois da publicidade
Com 22 anos, e atleta há cerca de três, Aline figura entre os melhores do mundo nas categorias de corridas em trajetos curtos. É a segunda no ranking nacional dos 100 metros para cadeirantes. E pretende participar das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.