A atleta Isabeli Lourenço, de Jaraguá do Sul, tornou-se bicampeã brasileira de natação nos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) após receber um transplante de coração. A catarinense retornou para a cidade do Norte do Estado com as três medalhas de ouro conquistadas na competição, realizada em Curitiba (PR), na primeira quinzena de setembro.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Diagnosticada com síndrome de Wolff-Parkinson-White (quando há uma via elétrica extra no coração que causa um batimento acelerado), Isabeli havia deixado passar quatro corações na fila de espera. Apesar disso, conseguiu fazer a cirurgia em março de 2018.

— Eu não vivia, sentia dificuldade para respirar, perdia o fôlego até para mastigar. Após a cirurgia, acordei e pude respirar profundamente — declara.

A atleta, que também conquistou ouro na modalidade de tênis de mesa, pratica corrida, caminhada e surfe, além de ser instrutora de yoga, acupunturista e fisioterapeuta. Nas redes sociais, ela ainda é vista praticando musculação, skate, pintando paredes e outras atividades de quem vive intensamente cada segundo da vida.

Continua depois da publicidade

Isabeli registrou no livro “A Menina do Coração” tudo o que viveu desde a descoberta da doença, sua evolução, a longa espera na fila do transplante e, após dez anos, o recomeço com um coração transplantado.

— Meu livro fala sobre o valor da vida, sobre o quanto a vida é rara e sobre a importância da doação de órgãos, além da diferença que isso pode representar na vida de uma pessoa — comenta.

Veja o relato de Isabeli sobre o livro:

Sob supervisão de Hassan Farias

Leia também:

Rede municipal de Joinville tem queda nas médias do Ideb

São Bento do Sul tenta zerar fila de castração com clínica itinerante

Programação da 9ª Semana Lixo Zero é lançada em Joinville