Aos 19 anos, Willian Schramm Deschamps terá um 2016 diferente. Ele não estará no Rio de Janeiro, disputando os Jogos Olímpicos. Mas a recente convocação para competir no revezamento 4×100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, na Polônia, pode ser encarado como um primeiro passo para representar o Brasil na próxima Olimpíada, em Tóquio, daqui a quatro anos.
Continua depois da publicidade
O atleta natural de Gaspar fará a sua primeira viagem internacional para vestir as cores verde e amarelo. Com a vaga garantida e a preparação a todo vapor, o difícil mesmo agora é conseguir pronunciar o nome da cidade onde o evento vai acontecer: Bydgoszcz.
Willian começou no atletismo em 2009, mas foi só em 2012, depois de desistir da ideia de jogar futebol, que o esporte começou a ser levado mais a sério.
– Treinei futebol de campo um ano como zagueiro, mas vi que ali no meio ia ser difícil me destacar, já que nem titular eu era (risos). No atletismo acabei me dedicando mais, até porque meu desempenho depende única e exclusivamente de mim – conta.
Continua depois da publicidade
O técnico James Curtipassi diz que descobriu o talento de William em uma competição escolar e que, no começo, foi difícil convencê-lo a partir para o atletismo.
– Encontrei o Willian em uma edição dos Jogos Escolares de Gaspar e o convidei para treinar conosco. Ele enrolou um pouco porque só queria saber do futebol, mas foram só os resultados começarem a aparecer para motivá-lo a continuar – afirma Curtipassi.
Atleta e futuro engenheiro civil
Educação física? Fisioterapia? Nada disso. O jovem talento do Vale do Itajaí estuda para se tornar engenheiro civil em breve. No terceiro semestre da faculdade, o difícil mesmo é conciliar treino, competição, estudo e, principalmente, sono.
Continua depois da publicidade
– Minha principal dificuldade é encaixar o tempo para dormir com tudo que acontece no dia a dia. É trabalho para entregar, prova para estudar, treinos e mais treinos. Ainda bem que os professores entendem e são flexíveis, caso contrário ia ser mais difícil ainda – ressalta o atleta.
A convocação para o Mundial Sub-20 foi confirmada no último dia 17. No total, 12 brasileiros vão embarcar para a Polônia para disputar a competição, que acontece de 19 a 24 de julho, às vésperas da Olimpíada do Rio.
Além de Willian, Blumenau ainda tem mais duas atletas que vão representar o Brasil no Velho Continente. De 11 a 18 de julho, Isabel Demarco de Quadros – recordista catarinense no salto com vara – e Ludimila Maria Cardoso – vice-campeã da seletiva nacional do 100m e 200m rasos -, embarcam para Trabzon, na Turquia, para competir nos Jogos Mundiais Escolares.
Continua depois da publicidade