O segundo dia de competições no atletismo do 52º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador, consagrou um atleta de origem humilde do Sul do Estado. Ouro na prova do salto em distância em 2011, Ramires Machado Lopes, 19 anos, agora é bicampeão nos Jasc.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira, o saltador da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) conquistou o ouro na pista de atletismo da cidade de Caçador. A prova consiste em seis saltos para cada atleta.
Segundo Ramires, na primeira rodada estava tudo igual. Já na segunda, ele atingiu a marca de 7m21cm e manteve a liderança até a última rodada. Michael Farina Agazze, de Chapecó, ficou com a prata, enquanto Everaldo Braz Lúcio, de Joinville, faturou o bronze. Os dois saltadores atingiram a marca de 6m93cm, mas no desempate, o atleta de Chapecó levou a prata com a segunda melhor marca em seis saltos.
– Os outros competidores eram fortes, mas o que determinou na minha vitória foi a força de vontade, experiência e apoio da equipe – declarou Ramires, que foi revelado para o esporte em um projeto social de Criciúma.
Continua depois da publicidade
A nova marca prova a evolução do atleta. Em 2011, Ramires ganhou a prova com 7m13cm. O criciumense acredita que, se não fosse o cansaço, poderia ter buscado o recorde da prova, que atualmente é de 7m52cm.
Nesta sexta-feira, ele volta à pista atlética para disputar as provas do salto triplo e do revezamento 4x100m.
– Eu não posso deixar de agradecer a minha família, amigos e a Tec Server que me apoiam no esporte – ressaltou.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador do atletismo de Criciúma, Sandro Araújo, o município luta para ficar entre os três primeiros colocados, já que não será possível ganratir o trofeu na classificação geral devido a desfalques, como o do velocista Bruno Lins, que era favorito nos 100m e 200m rasos.