Depois de encarar um percurso de 30 quilômetros a nado pelo Rio Negro, no Amazonas, a atleta Sandra Koch retorna a Blumenau nesta quinta-feira (4) com a sensação de missão cumprida. Ela participou da prova neste fim de semana e completou o trajeto em cerca de 10 horas, sem pausas. Com a conquista, a nadadora se torna a primeira catarinense a finalizar o desafio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp
A rota do chamado “Amazon Challenge” iniciou-se na cidade de Açutuba e terminou na Praia da Ponta Negra, em Manaus. Sandra relata que nos primeiros 12 quilômetros estava bem, vibrando a cada 500 metros alcançados. A situação complicou, no entanto, quando ela precisou lidar com rajadas de vento de até 25km/h.
A atleta brinca e lembra que sentiu como se “nadasse dentro de uma máquina de lavar roupa”. Foram ao menos 6 horas de luta contra o rio para conseguir chegar ao fim do percurso sem desanimar.
— Passei por essas águas revoltas, dando minhas braçadas leves e carinhosas na água, sem estilo porque era impossível. Sério, gente, senti que o Rio Negro precisava ser acalmado com carinho. E fui cantando, orando — relembra a blumenauense.
Continua depois da publicidade
Ciente das possíveis dificuldades que encontraria durante o trajeto, Sandra treinou por aproximadamente quatro meses antes de enfrentar o desafio. Ela nadava seis vezes por semana, de duas a três horas por dia, e chegou a ultrapassar a marca de 450 quilômetros só neste período.
No dia da prova, um barco também acompanhou a atleta durante o percurso, com um fiscal de provas e um salva-vidas. A staff da nadadora, Simone Nogara, também estava na embarcação para suplementação. Para Sandra, o incentivo das pessoas que estavam na torcida por ela fez toda a diferença no momento.
— Eu não tenho dúvidas que o que me segurou no Rio Negro foi muita torcida e, claro, a Simone, que ficou 10 horas me apoiando no barco. E meu Deus querido que também foi comigo — relata a atleta.
Para 2024, quando completa 49 anos, a atleta já tem outro desafio à vista: ela pretende nadar nas águas do Rio de Janeiro por 36 quilômetros. Assim como cantou Tim Maia, em tradicional canção da MPB, a nadadora de Blumenau quer cruzar o mar do Leme ao Pontal.
Continua depois da publicidade
Veja registros da atleta durante a prova no Amazonas
*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Paratleta de Blumenau registra o terceiro melhor tempo do mundo nos 100m rasos
Prodígio do Xadrez em Blumenau, Nathan Filgueiras se torna Mestre Internacional