Ana Carolina Schmitt, de Blumenau, tornou-se campeã mundial de jiu-jitsu no fim de semana em campeonato que ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos. A atleta, que é faixa preta e compete na categoria adulto peso-pena, derrotou Bianca Basílio na decisão e conquistou o ouro em decisão unânime da equipe de árbitros.
Continua depois da publicidade
Depois de passar por duas classificatórias, a jovem chegou com moral em busca do título. Ela já havia sido vice no ano passado, e agora se consolida como um dos principais nomes do esporte no país. O Mundial foi promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e reuniu atletas de outros países, como Japão, China, Polônia, Suiça, EUA e França.
– É muito difícil expressar essa vitória em palavras, pois o sentimento é muito forte. Mas eu aprendi com a vitória a valorizar a jornada, pois tudo valeu a pena, todos os aprendizados, campeonatos, vitórias e derrotas. No momento que venci, passou um filme muito rápido na minha cabeça. Só há gratidão no meu coração – disse Ana.