A semana vai começar intensa com as disputas do último dia de competições do 38º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Laser. Nesta segunda-feira, nas raias do Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis, as regatas iniciam a partir do meio-dia. “Atleta da casa”, o catarinense Matheus Dellagnelo é o líder parcial da categoria sênior.
Continua depois da publicidade
A disputa está sendo intensa com Philipp Grochtmann – representante do Veleiros do Sul, de Porto Alegre – e com Alex Veeren, também de Florianópolis. A briga entre os três promete grandes emoções.
Dellagnelo está sendo premiado pela regularidade que teve nos dois primeiros dias de competição. No sábado, quando foram realizadas três regatas, Grochtmann venceu em duas e Dallagnelo foi o mais veloz na terceira.
No domingo, com mais duas etapas realizadas, Dellagnelo chegou em segundo lugar em ambas. O velejador de Porto Alegre, no entanto, somou um quinto e um oitavo lugar.
Continua depois da publicidade
Mas ainda não há nada definido, pois a experiência dos velejadores pode fazer a diferença neste último dia. Enquando Dellagnelo já venceu título brasileiro, sul-americano e pan-americano, Grochtmann tem no currículo um vice-campeonato sul-americano. Veeren, por sua vez, também já foi campeão da América do Sul.
Ao todo, 55 embarcações de cinco estados brasileiros participam do campeonato que está sendo sediado em Floripa. Além de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do sul, há velejadores da Bahia e do Espírito Santo.
– O Campeonato trouxe para Santa Catarina velejadores muito bons. Vários deles já fizeram parte do time da Confederação Brasileira de Vela. A realização de um Campeonato no LIC deste porte, com mais de 50 embarcações, é um grande impulso para o clube – destacou Felipe Linhares, presidente da Federação de Iatismo de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade