A ultramaratonista Débora Simas chegou aos 490,5 km percorridos de desafio de corrida em esteira, nesta quinta-feira. Ela tenta bater o recorde mundial sobre o equipamento em sete dias seguidos. A meta da atleta é ultrapassar os 833 quilômetros e 5 metros até o meio-dia de domingo. A atleta corre sobre a esteira no Beiramar Shopping, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O recorde atual do desafio é da britânica Sharon Gayter, em 2011. Por conta do cansaço, uma vez que o desafio iniciou ao meio-dia do último domingo, ela tem utilizado os intervalos que tem para descansar. Da noite de quarta-feira para quinta-feira, ela tirou três cochilos: das 23h20min às 00h10min, das 6h17min às 6h27min e das 8h10min às 8h20min. A cada hora sobre a esteira ela recebe cinco minutos de intervalo (acumuláveis). Até agora, desde o início do desafio, ela dormiu um total de 2 horas e 44 minutos.

O tempo de intervalo, além de breve período de sono, serve também para ir ao banheiro ou troca de roupa. A ultramaratonista come e bebe durante a atividade. Com pouco menos de três dias completos para o fim do desafio e uma média superior a 120km percorridos por dia, ela tem dosado esforço. Com base no desempenho recente, Débora Simas deve ter a velocidade de 5 km/h (caminhada) para que possa superar o recorde até domingo.