Pela segunda vez seguida desde a largada da 10ª etapa do Nova Schin Festival WCT Brasil, a competição que reúne a elite do surfe mundial em Florianópolis acabou transferida para outra praia nesta quarta, dia 29. Em vez da Joaquina, palco central do evento, o WCT foi realizado na Praia do Caldeirão, no sul da Ilha de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A decisão não agradou a todos os surfistas. O baiano Armando Daltro, de 30 anos, que ocupa a 29ª colocação no ranking do WCT 2003, e ainda briga para continuar entre os melhores na temporada 2004 (apenas os 27 primeiros permanecem na elite), criticou bastante a medida tomada pelos organizadores.
– Não estou feliz com a decisão. Trata-se de uma praia desconhecida para a maioria dos surfistas brasileiros. Infelizmente a direção de prova achou o contrário – afirmou o surfista, que acabou na repescagem na 14ª bateria – Todos os anos a gente sofre uma grande pressão dos gringos. Quando eles vêm ao Brasil querem voltar rápido para casa.
O baiano citou o exemplo de Saquarema (RJ), no ano passado, quando a organização queria terminar o evento em três dias.
– Temos ainda um período de espera suficiente. Não precisa estar se sujeitando a surfar ondas ruins. Isso acaba não proporcionando um surfe de qualidade – disse ele.
Continua depois da publicidade
O prazo de encerramento do WCT Brasil é 4 de novembro.
– Infelizmente sou a minoria e tenho de fazer o que mandarem. Só espero não competir novamente nesta quarta porque não me sinto em condições – contou.
O idealizador e principal responsável pela realização do WCT Brasil em Florianópolis, Teco Padaratz, afirmou que a mudança foi motivada pelas condições do mar nesta terça. Segundo ele, qualquer esforço vale a pena para rolar o campeonato, mesmo que para tanto uma ampla infra-estrutura necessite ser deslocada.
– Nós vamos competir onde estiverem as melhores ondas. Nesta quarta foi a vez do Caldeirão. Nesta quinta pode ser a Joaquina – disse.
Para o diretor da prova Xandi Fontes, o importante é concluir o primeiro round nos três primeiros dias. Vencida essa etapa, inicia-se o período de espera, caso necessário.
Continua depois da publicidade
– A Praia do Caldeirão apresenta as melhores condições da Ilha. Não tem por que deixar os competidores na espera – afirmou Xandi Fontes.