O Atlético Paranaense empatou em 1 a 1 com o Junior Barranquila, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida da final da Copa Sul-americana disputado na Colômbia.
Continua depois da publicidade
Após um primeiro tempo morno, os times apresentaram bom futebol na volta do intervalo. Pablo abriu o placar para o Furacão, aos 5 minutos, mas Yony González igualou dois minutos depois para dar números finais ao confronto.
Os colombianos ainda tiveram a chance de virar o jogo em cobrança de pênalti, mas Pérez mandou uma bomba e acertou o travessão aos 27 minutos.
O Furacão vai atrás do primeiro título internacional jogando diante de sua torcida, dia 12 de dezembro na Arena da Baixada. A Copa Sul-americana não tem o gol fora de casa como critério de desempate na final, portanto quem vencer leva o troféu. Empate leva a partida para os pênaltis.
– Furacão inofensivo –
Continua depois da publicidade
O Atlético iniciou a partida tentando diminuir o intenso ritmo imposto pela equipe colombiana. O Junior pressionou nos momentos iniciais, enquanto os paranaenses se fechavam à espera de um contra-ataque.
Apesar de sufocarem o time brasileiro em alguns momentos, os anfitriões só conseguiram chegar com mais perigo aos 29 minutos. Barrera fez boa jogada e a bola sobrou para Luis Díaz, que girou e bateu por cima do gol de Santos.
Do outro lado, o Atlético não conseguia trocar passes e chegar ao ataque com eficiência. A equipe era inofensiva e chutou apenas uma bola sem perigo ao gol de Viera.
– Outro jogo –
Na segunda etapa, o Furacão voltou mais ligado e tomou conta do jogo nos instantes iniciais. Logo no primeiro minuto, Léo Pereira venceu disputa pelo alto em cobrança de escanteio e cabeceou com muito perigo.
Continua depois da publicidade
A postura da equipe era totalmente diferente da primeira etapa. Aos 5, Nikão puxou contra-ataque rápido no meio de e lançou Pablo na área. O centro-avante ganhou na velocidade e bateu de primeira para estufar as redes e tirar o zero do placar.
Mas os brasileiros mal conseguiram comemorar. Aos 7 minutos, depois de bate rebate dentro da área, Jonathan limpou mal o lance e a bola ficou viva para González emendar para empatar a partida.
A partida então perdeu em intensidade, com as duas equipes receosas em atacar e deixar espaços na defesa. O Atlético só voltou a assustar aos 24 minutos, em jogada ensaiada em cobrança de falta que Nikão concluiu fraco.
Dois minutos depois, Rony fez falta em Gutierrez dentro da área e o árbitro marcou o pênalti para o Junior Barranquilla. Pérez foi para a cobrança e encheu o pé, mandando uma bomba que explodiu no travessão. Santos nem teve tempo de reagir e contou com a sorte para não precisar buscar a bola dentro do gol.
Continua depois da publicidade
O empate era um bom negócio para o Furacão, que voltou a esfriar a partida e se fechou de vez lá atrás para esperar o final da partida. A postura deu espaço para o time colombiano chegar e dar trabalho para Santos.
Nos acréscimos, o goleiro brasileiro fez duas grandes defesas para assegurar o empate. Aos 46, Santos fechou bem o ângulo e evitou a finalização de Ruiz. Dois minutos depois, o arqueiro voltou a ser decisivo para espalmar chute de Barrera da entrada da área.
O Atlético busca o título da Sul-americana na próxima quarta-feira na Arena da Baixada.
* AFP